Massa de ar frio começa a dominar o clima no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (30), provocando geada e temperaturas negativas em grande parte do Estado, segundo…
Massa de ar frio começa a dominar o clima no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (30), provocando geada e temperaturas negativas em grande parte do Estado, segundo boletim oficial do Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, divulgado neste domingo (29).
O fenômeno deve se intensificar até quinta-feira (3/7), trazendo frio extremo, sensação térmica baixa e rajadas de vento.
De acordo com o alerta, o avanço da massa polar derruba as temperaturas desde as primeiras horas da segunda-feira, com mínimas previstas entre -3°C e 7°C, podendo chegar a -4°C durante a noite em regiões como a Campanha, Sul, Serra e Campos de Cima da Serra.
Durante a tarde, os termômetros não devem passar dos 10°C, e o frio se agrava à noite, especialmente com ventos que podem atingir até 60 km/h, intensificando a sensação térmica nas regiões Sul e Leste.
A situação se torna ainda mais severa na terça-feira (1º), quando o núcleo da massa de ar frio atinge o ápice sobre o Estado, fazendo com que as mínimas despencarem para valores entre -5°C e 5°C, acompanhadas de geada generalizada.
As máximas devem permanecer entre 3°C e 10°C, mantendo o frio ao longo de todo o dia.
Na quarta-feira (2), o frio persistente mantém as temperaturas mínimas entre -4°C e 6°C, com nova formação de geada em praticamente todo o território gaúcho, à exceção do Litoral.
As máximas ainda sobem pouco, com variação entre 4°C e 14°C.
Já na quinta-feira (3), o ar gelado perde força gradualmente, mas as mínimas ainda ficam entre 1°C e 10°C, com geadas isoladas, principalmente nas áreas de maior altitude.
Durante o dia, os termômetros oscilam entre 9°C e 15°C, marcando o início de uma discreta elevação térmica.
A previsão da Defesa Civil aponta que, a partir de sexta-feira (4), as temperaturas devem subir um pouco mais, com mínimas variando de 4°C a 13°C e máximas entre 11°C e 20°C, o que indica o fim do episódio mais severo de frio.
Massa de ar frio
População deve redobrar cuidados com a saúde, proteção de animais, cultivo e abastecimento de água, além de buscar abrigo para pessoas em situação de rua.