A massa de ar frio mais intensa do ano começa a avançar sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira (30), trazendo um cenário climático rigoroso, com temperaturas negativas, geadas severas…
A massa de ar frio mais intensa do ano começa a avançar sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira (30), trazendo um cenário climático rigoroso, com temperaturas negativas, geadas severas e sensação térmica extremamente baixa.
A frente fria, originada na Argentina e no Uruguai, chega ao Rio Grande do Sul com potencial para provocar marcas históricas de frio em diversas regiões do estado.
De acordo com dados da MetSul Meteorologia, a nova massa de ar frio possui intensidade superior à da semana anterior, que já havia causado frio severo e prejuízos na agricultura.
Na Argentina, as mínimas neste domingo chegaram a -17,1°C em Maquinchao e -14°C em cidades como Calafate e Rio Gallegos. O fenômeno também levou neve a regiões não acostumadas com o evento, como o Centro argentino e, possivelmente, o Uruguai.
No Brasil, o epicentro do frio será o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com quedas acentuadas nas temperaturas a partir da madrugada de terça-feira. Cidades da Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra devem registrar mínimas entre -5ºC e -7ºC, enquanto Porto Alegre poderá ter temperaturas próximas de 0°C, especialmente nos bairros mais ao sul da capital.
As tardes também serão geladas: mesmo com tempo firme e sol entre terça e quarta-feira, os termômetros não ultrapassarão marcas modestas.
A formação de geada já no início da noite será comum em várias cidades gaúchas.
Em Santa Catarina, o frio será igualmente intenso.
O Planalto Sul pode anotar temperaturas de até -8ºC.
No Paraná, os efeitos serão mais brandos, com o frio concentrado no Sudoeste e Sul do estado, sem repetir os -8ºC de General Carneiro registrados anteriormente.
Além das baixas temperaturas, a geada se espalhará por quase todo o território gaúcho, afetando inclusive a região metropolitana de Porto Alegre.
Agricultores devem redobrar a atenção com culturas sensíveis, como frutas e hortaliças. Em áreas como o Oeste e Centro do estado, congelamento do solo também é previsto.
A atuação de um centro de alta pressão de 1.035 hPa sobre o Centro da Argentina mantém o tempo firme no Sul, mas com forte resfriamento.
A partir de quinta, o frio tende a diminuir, mas o risco de geadas pontuais ainda persiste.
Massa de ar frio
Apesar da potência do ar polar, não há previsão de neve no Sul do Brasil, pois a massa de ar frio encontra uma atmosfera seca e sem precipitações significativas no momento de sua chegada.
Ainda assim, há chance remota de precipitação invernal nas áreas mais elevadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.