Lar Notícias do litoralMassa de ar frio mais potente de 2025 atingirá o RS e SC

Massa de ar frio mais potente de 2025 atingirá o RS e SC

por 1
0 comentários
massa-de-ar-frio-mais-potente-de-2025-atingira-o-rs-e-sc

A massa de ar frio mais intensa do ano começa a avançar sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira (30), trazendo um cenário climático rigoroso, com temperaturas negativas, geadas severas…

A massa de ar frio mais intensa do ano começa a avançar sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira (30), trazendo um cenário climático rigoroso, com temperaturas negativas, geadas severas e sensação térmica extremamente baixa.

A frente fria, originada na Argentina e no Uruguai, chega ao Rio Grande do Sul com potencial para provocar marcas históricas de frio em diversas regiões do estado.

De acordo com dados da MetSul Meteorologia, a nova massa de ar frio possui intensidade superior à da semana anterior, que já havia causado frio severo e prejuízos na agricultura.

Na Argentina, as mínimas neste domingo chegaram a -17,1°C em Maquinchao e -14°C em cidades como Calafate e Rio Gallegos. O fenômeno também levou neve a regiões não acostumadas com o evento, como o Centro argentino e, possivelmente, o Uruguai.

No Brasil, o epicentro do frio será o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com quedas acentuadas nas temperaturas a partir da madrugada de terça-feira. Cidades da Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra devem registrar mínimas entre -5ºC e -7ºC, enquanto Porto Alegre poderá ter temperaturas próximas de 0°C, especialmente nos bairros mais ao sul da capital.

As tardes também serão geladas: mesmo com tempo firme e sol entre terça e quarta-feira, os termômetros não ultrapassarão marcas modestas.

A formação de geada já no início da noite será comum em várias cidades gaúchas.

Em Santa Catarina, o frio será igualmente intenso.

O Planalto Sul pode anotar temperaturas de até -8ºC.

No Paraná, os efeitos serão mais brandos, com o frio concentrado no Sudoeste e Sul do estado, sem repetir os -8ºC de General Carneiro registrados anteriormente.

Além das baixas temperaturas, a geada se espalhará por quase todo o território gaúcho, afetando inclusive a região metropolitana de Porto Alegre.

Agricultores devem redobrar a atenção com culturas sensíveis, como frutas e hortaliças. Em áreas como o Oeste e Centro do estado, congelamento do solo também é previsto.

A atuação de um centro de alta pressão de 1.035 hPa sobre o Centro da Argentina mantém o tempo firme no Sul, mas com forte resfriamento.

A partir de quinta, o frio tende a diminuir, mas o risco de geadas pontuais ainda persiste.

Massa de ar frio

Apesar da potência do ar polar, não há previsão de neve no Sul do Brasil, pois a massa de ar frio encontra uma atmosfera seca e sem precipitações significativas no momento de sua chegada.

Ainda assim, há chance remota de precipitação invernal nas áreas mais elevadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.