O Memorial do Rio Grande do Sul* promove atividades para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A programação gratuita, nos dias 16 e 17 de agosto, inclui teatro de bonecos, oficina de produção de cartas e uma visita guiada à obra de restauro da instituição.
No sábado (16), ocorrem duas apresentações de teatro de bonecos no Teatro de Arena, às 13h e às 15h. Nelas, o boneco Memorélio, guardião do Memorial, irá até o Arena para conversar com a personagem Arenita, abordando a importância do patrimônio para a comunidade. No dia seguinte, domingo (17), às 14h, os personagens farão o caminho inverso, com a Arenita indo até a frente do Memorial para encontrar o Memorélio. A atividade volta-se para todos os públicos, e não há necessidade de inscrição prévia.
Aqueles que estiverem no Centro Histórico de Porto Alegre no sábado (16) também poderão participar de uma oficina de escrita de cartas. Das 15h até as 17h, pessoas de todas as idades poderão elaborar correspondências, com o auxílio da equipe do Espaço Cultural Correios, parceira da iniciativa. A organização irá disponibilizar mesas e cartões postais para o público.
Por fim, o Memorial promove uma visita mediada à obra de requalificação da instituição, no domingo (17), às 10h. A atividade destina-se a interessados em patrimônio e restauro. Para participar, participantes precisam ter pelo menos 14 anos e realizar inscrição pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.
Em caso de chuva, haverá adiamento das atividades que ocorrem ao ar livre em frente ao Memorial. Dúvidas sobre a programação podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Sobre as obras de restauro
O Memorial do Rio Grande do Sul está em processo de restauração. A obra, no valor de R$ 6,6 milhões, é executada com recursos do programa federal PAC Cidades Históricas, por meio de parceria entre o governo do Estado e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
As ações incluem a revitalização das fachadas e coberturas, assim como de pisos, forros, esquadrias e sanitários. Além disso, o projeto prevê a instalação de nova rede elétrica e de sistema de climatização. Tudo isso preservando a estrutura histórica da edificação, que abriga três instituições da Sedac – o Memorial, o Arquivo Histórico e o Museu Antropológico do RS –, além do Espaço Cultural Correios.
Dia do Patrimônio
Instituído pelo Decreto nº 54.608/2019, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural é celebrado anualmente no terceiro fim de semana de agosto. A iniciativa é da Sedac, por meio do SEC (Sistema Estadual de Cultura). O objetivo é fomentar ações de educação patrimonial, preservação, proteção, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
Em 2025, a comemoração ocorre nos dias 16 e 17 de agosto, com uma ampla programação gratuita em 120 municípios gaúchos. Haverá mais de 500 atividades realizadas por 144 agentes e instituições culturais, incluindo visitas guiadas, caminhadas, rodas de conversa, apresentações artísticas e exposições, entre outras ações.
A programação completa está disponível na página do evento, que também oferece um mapa interativo com detalhes de cada atividade.
Serviço
Programação do Memorial do RS em comemoração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural
Teatro de bonecos no Teatro de Arena, com Memorélio e Arenita
- Quando: Sábado (16), primeira sessão às 13h e segunda às 15h
- Onde: Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835, Centro Histórico de Porto Alegre, sobre o Viaduto Otávio Rocha)
- Atividade gratuita
Teatro de bonecos no Memorial, com Memorélio e Arenita
- Quando: Domingo (17), às 14h
- Onde: Em frente ao Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico de Porto Alegre)
- Atividade gratuita
Oficina de escrita de cartas
- Quando: Sábado (16), das 15h até as 17h
- Onde: Em frente ao Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico de Porto Alegre)
- Atividade gratuita
Visita mediada à obra de restauro do Memorial
- Quando: Domingo (17), às 10h
- Onde: Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico de Porto Alegre)
- Inscrições: Pelo e-mail [email protected] (vagas limitadas)
*Instituição da Sedac (Secretaria da Cultura)