Lar GeralMinistério da Saúde monta estoque de antídotos contra intoxicação por metanol

Ministério da Saúde monta estoque de antídotos contra intoxicação por metanol

por Agora RS
0 comentários
ministerio-da-saude-monta-estoque-de-antidotos-contra-intoxicacao-por-metanol

O Ministério da Saúde confirmou, neste sábado (4), a aquisição emergencial de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol. As duas destinadas ao tratamento de casos de intoxicação por metanol. Os novos lotes vão integrar o estoque estratégico do SUS (Sistema Único de Saúde) e devem estar disponíveis até o fim da próxima semana.

Conforme o ministro Alexandre Padilha, o reforço garante que nenhum paciente fique sem atendimento. “Já tínhamos adquirido 4,3 mil ampolas e agora garantimos mais 12 mil, que serão distribuídas aos centros de toxicologia e hospitais universitários”, afirmou em coletiva realizada em Teresina (PI).

A distribuição dos insumos começou neste sábado, com envio para a Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.

O novo lote de fomepizol foi viabilizado por meio de um acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). O medicamento, fabricado no Japão, será direcionado aos estados com maior demanda de atendimento. “Essa aquisição feita em tempo recorde reforça nosso estoque estratégico e amplia as alternativas de tratamento disponíveis”, destacou Padilha.

O Ministério da Saúde reforça que ambos os antídotos – etanol e fomepizol – devem ser administrados somente sob prescrição médica e em ambiente hospitalar. Eles podem ser utilizados mesmo antes da confirmação laboratorial do envenenamento.

Número de casos em investigação sobe para 127

Até a manhã deste sábado (4), o Ministério da Saúde registrava 127 notificações de intoxicação por metanol no Brasil, com 12 óbitos, sendo um já confirmado em São Paulo. Os dados parciais apontam:

  • São Paulo: 104 notificações (11 confirmadas e 93 em investigação)
  • Pernambuco: 7 casos em apuração
  • Mato Grosso do Sul: 4 sob investigação
  • Bahia, Goiás e Paraná: 2 casos em cada estado
  • Distrito Federal, Roraima, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Piauí: 1 caso cada

Do total de óbitos, 11 ainda estão sob investigação, sendo 8 em SP, 1 em PE, 1 na BA e 1 no MS.

Rede de diagnóstico será ampliada

A Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária foi acionada para reforçar a capacidade de testagem imediata, com três unidades responsáveis:

  • LACEN-DF (Distrito Federal)
  • Laboratório Municipal de São Paulo
  • INCQS/Fiocruz (RJ)

Além disso, a Anvisa mapeou 604 farmácias de manipulação com autorização para produzir etanol farmacêutico. A ação busca garantir oferta local em todas as capitais brasileiras. O governo também identificou sete fornecedoras internacionais com capacidade de produção do fomepizol.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.