O Ministério da Saúde confirmou, neste sábado (4), a aquisição emergencial de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol. As duas destinadas ao tratamento de casos de intoxicação por metanol. Os novos lotes vão integrar o estoque estratégico do SUS (Sistema Único de Saúde) e devem estar disponíveis até o fim da próxima semana.
Conforme o ministro Alexandre Padilha, o reforço garante que nenhum paciente fique sem atendimento. “Já tínhamos adquirido 4,3 mil ampolas e agora garantimos mais 12 mil, que serão distribuídas aos centros de toxicologia e hospitais universitários”, afirmou em coletiva realizada em Teresina (PI).
A distribuição dos insumos começou neste sábado, com envio para a Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.
O novo lote de fomepizol foi viabilizado por meio de um acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). O medicamento, fabricado no Japão, será direcionado aos estados com maior demanda de atendimento. “Essa aquisição feita em tempo recorde reforça nosso estoque estratégico e amplia as alternativas de tratamento disponíveis”, destacou Padilha.
O Ministério da Saúde reforça que ambos os antídotos – etanol e fomepizol – devem ser administrados somente sob prescrição médica e em ambiente hospitalar. Eles podem ser utilizados mesmo antes da confirmação laboratorial do envenenamento.
Número de casos em investigação sobe para 127
Até a manhã deste sábado (4), o Ministério da Saúde registrava 127 notificações de intoxicação por metanol no Brasil, com 12 óbitos, sendo um já confirmado em São Paulo. Os dados parciais apontam:
- São Paulo: 104 notificações (11 confirmadas e 93 em investigação)
- Pernambuco: 7 casos em apuração
- Mato Grosso do Sul: 4 sob investigação
- Bahia, Goiás e Paraná: 2 casos em cada estado
- Distrito Federal, Roraima, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Piauí: 1 caso cada
Do total de óbitos, 11 ainda estão sob investigação, sendo 8 em SP, 1 em PE, 1 na BA e 1 no MS.
Rede de diagnóstico será ampliada
A Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária foi acionada para reforçar a capacidade de testagem imediata, com três unidades responsáveis:
- LACEN-DF (Distrito Federal)
- Laboratório Municipal de São Paulo
- INCQS/Fiocruz (RJ)
Além disso, a Anvisa mapeou 604 farmácias de manipulação com autorização para produzir etanol farmacêutico. A ação busca garantir oferta local em todas as capitais brasileiras. O governo também identificou sete fornecedoras internacionais com capacidade de produção do fomepizol.