Lar GeralMP-RS lança campanha de conscientização sobre o HPV

MP-RS lança campanha de conscientização sobre o HPV

por Agora RS
0 comentários
mp-rs-lanca-campanha-de-conscientizacao-sobre-o-hpv

O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, lançou na segunda-feira (14), a campanha “Juntos contra o HPV – Vacina Sim”. O objetivo é mobilizar pais, mães, adolescentes, profissionais da saúde e da educação sobre a importância da vacinação.

O imunizante é uma forma eficaz de prevenir o câncer e outras doenças graves causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano). O MP visa, assim, estimular a ampliação da cobertura vacinal no Estado. A campanha também busca orientar sobre os sintomas do HPV, as formas de transmissão, desconstruir mitos sobre a vacina e reforçar o papel das escolas e das famílias na promoção da saúde de crianças e adolescentes.

A campanha prevê uma série de ações ao longo das próximas semanas. Entre eles vídeos, cards informativos, depoimentos de especialistas e relatos de quem enfrentou complicações relacionadas ao HPV.

A campanha também dará destaque ao município de Santa Cruz do Sul, onde houve uma mobilização da rede de proteção e o trabalho conjunto entre saúde, educação e Ministério Público. As equipes conseguiram ampliar significativamente a cobertura vacinal.

HPV

De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, vulva, vagina, pênis, boca e garganta. A vacinação contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos, que ajudam a reduzir o risco de contágio.

No Brasil, a vacina contra o HPV está disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde), em dose única, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, faixa etária na qual a imunização apresenta maior eficácia, pois o adolescente ainda não foi exposto ao vírus e tem a capacidade de maior produção de anticorpos contra as doenças.

Santa Cruz do Sul

A médica Denise Müller, parceira do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do MPRS na campanha “Juntos contra o HPV – Vacina Sim”, já desenvolveu um importante projeto que elevou o índice de vacinação em Santa Cruz do Sul. O projeto de fomento à vacinação contra o HPV contou com o apoio do promotor de Justiça Érico Barin.

Assim, em 2022, a aplicação de doses no município subiu de 198 no mês de julho (antes do projeto) para 980 em novembro (após o projeto) na população de 9 a 14 anos. Um aumento de quase 400%.

Por fim, segundo a médica Denise Müller, “campanhas de educação e conscientização são necessárias sobre o papel da vacina em prevenir câncer, pois vai livrar crianças e adolescentes – futuros adultos – de serem acometidos por um dos seis tipos de câncer que a imunização previne, em especial, o câncer do colo do útero”, ressaltou.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.