Lar GeralMP-RS lança Luma Valente, primeira heroína do “Universo MPRS”

MP-RS lança Luma Valente, primeira heroína do “Universo MPRS”

por Agora RS
0 comentários
mp-rs-lanca-luma-valente,-primeira-heroina-do-“universo-mprs”

O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) lançou oficialmente o vídeo de apresentação de Luma Valente, a primeira super-heroína do Universo MPRS. Trata-se de um projeto voltado à conscientização de crianças e adolescentes sobre temas sensíveis e urgentes.

Criada com inspiração nas histórias em quadrinhos da Marvel e da DC Comics, Luma Valente é a protagonista do projeto “Universo MPRS – Superpoder é Denunciar”. O GabCom (Gabinete de Comunicação Social) em parceria com os Centros de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM) e da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ) idealizaram a iniciativa.

A escolha do nome se deu por meio de votação nas redes sociais do MP-RS, em uma estratégia para ampliar o engajamento do público jovem.

O vídeo apresenta a personagem ao público e marca o início de uma jornada de educação, prevenção e protagonismo juvenil no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. Luma será a voz que incentiva outras adolescentes a reconhecerem sinais de abuso, a buscar apoio por meio da rede de proteção, a denunciar e a transformar a cultura da violência contra a mulher.

Lançamento em agosto

O projeto será lançado oficialmente no dia 4 de agosto, durante o Agosto Lilás, em evento no Palácio do Ministério Público, com a apresentação de uma cartilha educativa em formato digital e impresso com o título “Não é drama, é violência”. A publicação trará histórias em quadrinhos, atividades pedagógicas e orientações sobre como agir diante de situações de violência.

O projeto inclui ainda palestras, rodas de conversa e oficinas em escolas, além de parcerias com veículos de comunicação e influenciadores digitais. E segue as recomendações do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) para ações de prevenção, alerta e divulgação de serviços de apoio.

Com linguagem visual e narrativa voltada ao público adolescente, a proposta é provocar reflexão e ação desde cedo. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, só em 2024, o Estado registrou mais de 23 mil casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo 18% das vítimas adolescentes entre 12 e 19 anos.

“Luma Valente, super-heroína do Universo MPRS, chegou para ajudar meninas a identificar violências — contra elas ou alguém próximo — e saber como pedir ajuda. Com seus superpoderes e junto com o MP, ela lembra: proteger crianças e adolescentes é um dever de todos. Você não está sozinha!”, diz a promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do CAOEIJ.

“A Luma Valente nasceu para conversar com meninas e meninos sobre um tema sério de forma acessível e acolhedora. Com essa cartilha, queremos ajudar adolescentes a reconhecer sinais de violência de gênero e a buscar apoio — porque informação, além de ser uma forma de proteção, é também um superpoder”, diz a promotora de Justiça Ivana Battaglin, coordenadora do CAOEVCM.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.