Lar GeralNOAA confirma La Niña em 2025 com efeitos até o fim do verão de 2026

NOAA confirma La Niña em 2025 com efeitos até o fim do verão de 2026

por Agora RS
0 comentários
noaa-confirma-la-nina-em-2025-com-efeitos-ate-o-fim-do-verao-de-2026

A NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA) confirmou oficialmente a La Niña 2025, fenômeno climático que altera padrões de chuva e temperatura em diversas partes do mundo. O anúncio foi feito na quarta-feira (9), com base nos dados do CPC (Centro de Previsão Climática).

O relatório indica que o resfriamento das águas do Pacífico Equatorial já caracteriza uma La Niña fraca, com ênfase na região conhecida como Niño 3.4. O documento da NOAA é baseado em análises mensais de anomalias térmicas, ventos e pressão atmosférica.

De acordo com o CPC, o fenômeno permanecerá dominante até o fim de 2025, com enfraquecimento previsto a partir do primeiro trimestre de 2026.

Desde março de 2025, o Pacífico apresentava condições neutras, ou seja, sem a presença de La Niña ou El Niño. A mudança recente foi captada tanto pela NOAA quanto pela OMM (Organização Meteorológica Mundial), que já alertava para o surgimento do fenômeno.

Como a La Niña afeta o Brasil

Embora classificada como fraca, a La Niña 2025–2026 pode gerar mudanças perceptíveis nos padrões climáticos do país. Eventos anteriores servem de referência para os impactos esperados:

  • Nordeste e Norte: tendência de chuvas mais regulares;
  • Sul do Brasil: risco elevado de estiagens, como as que ocorreram entre 2020 a 2023;
  • Centro-Oeste e Sudeste: temperaturas mais amenas.

No caso do Rio Grande do Sul, há possibilidade de deficiência hídrica nos próximos meses, o que pode afetar a agricultura e os reservatórios.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.