As obras de implantação e pavimentação da BR-285, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, avançaram e já estão 33% executadas, de acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O investimento do Governo Federal é de cerca de R$ 120 milhões, com recursos garantidos pelo Novo PAC. A previsão de conclusão é em 2026.
No trecho de São José dos Ausentes, no lado gaúcho, o consórcio responsável executa serviços de terraplenagem e pavimentação em 8,3 quilômetros, dos quais 3,5 já possuem a sub-base de macadame seco. Essa etapa será complementada com brita graduada e camadas de asfalto.
Meio ambiente e engenharia
A equipe de Gestão Ambiental do DNIT acompanha todas as frentes de serviço para garantir compatibilidade com o licenciamento ambiental. As ações incluem portanto prevenção de processos erosivos, proteção de corpos hídricos, supervisão de sistemas de drenagem e manejo do solo para revegetação.
Outro destaque é a construção da ponte sobre o Rio das Antas, considerada a fase mais complexa da obra. Com 400,4 metros de extensão e 59,52 metros de altura, a estrutura é erguida em etapas que combinam técnicas convencionais e balanço sucessivo.
Passagens de fauna
Devido à sensibilidade ambiental, o trabalho adota medidas adicionais de contenção de sedimentos e proteção de espécies vegetais e da qualidade da água.
Estão concluídas três das quatro galerias subterrâneas previstas para a travessia de animais. O monitoramento com armadilhas fotográficas confirmou o uso das estruturas por espécies nativas da região, reforçando a importância ambiental do projeto.