A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quarta-feira (3), a completa substituição das juntas de dilatação da rampa de acesso ao Túnel da Conceição, na chegada à Capital pela avenida Castello Branco. A obra, iniciada em 4 de agosto, foi entregue 30 dias antes do prazo previsto.
Foram modernizadas quatro juntas de dilatação, peças essenciais para garantir a estabilidade da estrutura diante das variações de temperatura e dos movimentos naturais do viaduto. A intervenção foi executada pelas equipes da SMSURB (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e ocorreu paralelamente às obras do corredor humanitário, no trecho entre a avenida Castello Branco e a Elevada da Conceição, coordenadas pela SMOI (Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura).
Em junho, a Prefeitura já havia finalizado a substituição de seis juntas na rampa de acesso à avenida Mauá. Apesar da conclusão antecipada desta etapa, o trânsito na região segue em meia pista, por conta da continuidade das obras no “corredor humanitário”.
Obras no “corredor humanitário”
Atualmente, estão em andamento os seguintes serviços:
- Retaludamento com colchão reno (estrutura de contenção metálica);
- Impermeabilização com manta asfáltica;
- Correção do pavimento da via.
As próximas fases incluem paisagismo com grama, instalação de barreiras de concreto tipo New Jersey e repavimentação do trecho.
Trânsito e alternativas
A EPTC orienta os motoristas a continuarem evitando o acesso pela Castello Branco. As rotas alternativas recomendadas incluem:
- Ponte do Guaíba → avenida Sertório → avenida Farrapos;
- BR-448 → BR-290 (Freeway) sentido litoral → avenida dos Estados → aeroporto Salgado Filho → Terceira Perimetral ou Farrapos;
- Freeway (sentido litoral–Capital) → avenida dos Estados ou avenida Assis Brasil → Severo Dullius.