A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (21), a Operação Quarta Colônia Livre. O objetivo é combater uma organização criminosa voltada ao tráfico de entorpecentes, também envolvida em crimes de roubo, homicídios e outros delitos conexos.
A investigação apurou que o grupo criminoso atua principalmente nas pequenas cidades da região da Quarta Colônia. Destaque para os municípios de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Dona Francisca, Nova Palma e Agudo, comprometendo a tranquilidade e a segurança locais. As lideranças estão detidas no sistema prisional, porém continuam determinando a prática de crimes, mesmo segregadas.
As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Porto Alegre, Santa Maria, Charqueadas, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Agudo, Nova Palma, Restinga Sêca e São João do Polêsine. Até o momento, os agentes realizaram 50 prisões.
Cerca de 310 policiais civis cumpriram 74 mandados de busca e apreensão, 49 de prisão preventiva, nove de prisão temporária, e uma ordem de internação provisória. Além disso, a ofensiva operou 65 bloqueios de contas bancárias e apreendeu 20 veículos utilizados nas ações criminosas.
A ofensiva ocorre por meio do SIPAC (Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal) da 3ª DPRI. A coordenação é do Delegado Regional Sandro Luís Meinerz.