Lar Porto Alegre OSPA apresenta concerto com obras de Mozart e Haydn nesta sexta-feira em Porto Alegre

OSPA apresenta concerto com obras de Mozart e Haydn nesta sexta-feira em Porto Alegre

por Victor Caprioli de Freitas
0 comentários
ospa-apresenta-concerto-com-obras-de-mozart-e-haydn-nesta-sexta-feira-em-porto-alegre

Porto Alegre e Rio Grande do Sul O concerto Mozart e Haydn promete transportar a plateia ao Período Clássico através de dois de seus maiores compositores: Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Joseph Haydn. A apresentação está marcada para esta sexta-feira (11), com a Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre).

O premiado maestro Carlos Moreno, de Petrópolis (RJ), vem à Porto Alegre reger a Orquestra. Além disso, o fagote terá destaque especial na apresentação com o solo da fagotista argentina Andrea Yurcic, que se apresenta pela primeira vez na cidade.

O concerto inicia às 20h e tem transmissão ao vivo pelo canal da OSPA no YouTube. Os ingressos estão à venda no Sympla

Os homenageados

Contemporâneos e bons amigos, Mozart (1756 – 1791) e Haydn (1732 – 1809) compõem, ao lado de Beethoven, a “santíssima trindade” da Música Clássica. Treinados por seus pais, ambos demonstraram a vocação para a música muito cedo. O início precoce fez com que Mozart, apesar de ter vivido apenas 35 anos, tenha deixado um imenso legado. Já o longevo Haydn se tornou o compositor que mais escreveu sinfonias em toda a história da Música: foram mais de 100.

Mozart, que aos quatro anos já tocava violino, compôs “Concerto para Fagote e Orquestra” com 18 anos. Foi tão bem-sucedido que, até hoje, é a obra mais executada do repertório universal para o instrumento. A solista Andrea descreve suas qualidades: “A composição exige virtuosismo refinado, elevada precisão técnica e sutileza interpretativa. Predomina na obra um clima de alegria, evidenciado nos diálogos entre o solista e a orquestra, bem como no caráter do último movimento, que reflete o espírito do jovem Mozart.”

A OSPA interpreta também a abertura de “As bodas de Fígaro”, uma das passagens mais famosas da ópera de Mozart. Para o regente Carlos Moreno, é uma peça extremamente alegre e “de grande virtuosidade onde músicos e plateia devem se colocar sentados à ponta da cadeira, prontos para um momento de pura diversão. O contraponto escrito traz o elemento da pergunta e resposta, que representam os diálogos entre Figaro e Suzanna permeados por verdadeiros turbilhões velozes.”

Na segunda parte do concerto, a OSPA executa outra preciosidade do período clássico: a “Sinfonia Nº 94 em Sol Maior”, de Joseph Haydn. A obra também é chamada de “Surpresa”, pois Haydn decidiu surpreender o público com um acorde especialmente alto que destoa do ritmo tranquilo do segundo movimento. A brincadeira arrancou gritos de aprovação da plateia na estreia da sinfonia, em 23 de março de 1792.

A OSPA convida o público a conhecer melhor o programa da noite na palestra do projeto Notas de Concerto. Nesta edição, o jornalista e livreiro Milton Ribeiro é quem traz comentários e curiosidades sobre o programa. A palestra é na sexta-feira (11/04), às 19h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA, com entrada inclusa no ingresso do concerto. Também é possível assistir o encontro ao vivo pelo canal da OSPA do YouTube.

Sobre Andrea Yurcic 

Foto: Andrea Yurcic – Foto: Hugo Félix

Yurcic é fagote principal da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza (Argentina). Além disso, também é professora Titular da Cátedra de Fagote e Música de Câmara no Mestrado em Interpretação de Música Latino-Americana dos Séculos XX e XXI da Faculdade de Artes e Design da UNCuyo.

Realizou turnês de concertos pela América Latina, Europa e EUA, interpretando repertório universal e estreando numerosas obras. Graduada em Fagote pela UNCuyo, foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico para realizar estudos de pós-graduação na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha. Está desenvolvendo seu doutorado em fagote e tango na Universidade Nacional de Rosario. 

Sobre Carlos Moreno

Maestro Carlos Moreno – Foto: Marcos Hermes

O maestro Carlos Moreno é natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Nos últimos 35 anos, regeu os mais importantes ciclos sinfônicos, além de um vasto repertório e as mais prestigiadas orquestras sinfônicas brasileiras, dentre elas a OSPA, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Orquestra do Theatro São Pedro, de São Paulo, e a OSESP. É bacharel em violino pela UNI-Rio, sob a orientação do professor Paulo Bosísio, e pós-graduado em Regência Orquestral pela Musikhochschule Zürich.

Compositor atuante, teve suas obras publicadas pela ABM. Desde 2017, colabora em diversos projetos de formação, como a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, a OER e outros projetos educacionais. Ao longo de sua carreira, conquistou diversos prêmios, como o Prêmio Carlos Gomes (2003 e 2006) e, em 2023, Bryn Terfel e a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro receberam o Prêmio Revista Concerto, sob sua regência.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.