Lar Porto Alegre OSPA homenageia Pedrinho Figueiredo em concerto especial nesta sexta

OSPA homenageia Pedrinho Figueiredo em concerto especial nesta sexta

por Victor Caprioli de Freitas
0 comentários
ospa-homenageia-pedrinho-figueiredo-em-concerto-especial-nesta-sexta

A OSPA* (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) presta uma homenagem a um dos grandes nomes da música instrumental do Rio Grande do Sul: o flautista, saxofonista, compositor e arranjador Pedrinho Figueiredo. O concerto, intitulado De Lá para Cá, acontece na sexta-feira (9), às 20h, no Complexo Cultural Casa da OSPA, com regência do maestro Manfredo Schmiedt.

A apresentação terá participação do próprio Pedrinho como solista. Haverá também presença de dois convidados: o guitarrista Daniel Sá e o gaiteiro Renato Borghetti, parceiros do homenageado. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla

Diversas composições e parceiros

Com 60 anos de idade e quatro décadas de carreira, Pedrinho já participou de cerca de mil músicas em mais de 400 discos. Além disso, criou mais de 800 arranjos orquestrais e colaborou com artistas como Ivan Lins, Lenine, MPB4 e Vitor Ramil.

Também Integra o grupo de Renato Borghetti há 35 anos e com ele já realizou turnês em mais de 40 países. Para o maestro Manfredo Schmiedt, o artista é “dotado de um talento fora do comum”, nas diversas áreas em que atua.

“Recentemente, tive o privilégio de dividir o palco com ele em uma série de concertos com a UCS Orquestra no projeto Bossa Nova no RS — uma experiência maravilhosa. Ao assumir a direção artística da OSPA, percebi que seria incrível oferecer ao nosso público a oportunidade de vivenciar um concerto que conta um pouco da bela trajetória dele aqui no Sul”, conclui o maestro. 

Nascido em Teresópolis, na Serra Fluminense, Pedrinho Figueiredo mora em Porto Alegre desde 1981 e colocou seu talento a serviço da música gaúcha. “De Lá para Cá”, o título do concerto, reflete esse movimento: “Hoje, com 60 anos, a minha música reflete o que aprendi sobre a Cultura do Rio Grande do Sul, com sua influência platina, e mistura com minhas raízes”, explica o músico. 

Repertório

Ao escolher o repertório, Pedrinho elegeu compositores com quem trabalhou diretamente e seguem exercendo grande influência na sua obra. No programa, estarão presentes peças como “Primeira Impressão”, “Brincando com Notas”, “Quarto do Bebê” e medleys com obras de autores como Pery Souza, Jerônimo Jardim, Luiz Carlos Borges, Alegre Corrêa, Paulo Dorfman e Borghetti.

Além dos arranjos inéditos que foram preparados por Pedrinho especialmente para esta ocasião, o destaque deve ficar por conta da participação de Borghetti. Ele tocará “Coisa Nossa”, a primeira composição em parceria dos dois, e a participação de Daniel Sá, interpretando a sua bossa-nova “Bem de Leve”.

O concerto “De Lá para Cá” será também o reencontro do músico com a OSPA. Além de ter atuado como arranjador, ele foi solista em um concerto na década de 1980 e estreou sua peça sinfônica, Lua Rosa (2017) com a Orquestra. Ao longo de sua carreira, Pedrinho transitou com fluidez entre o erudito, o popular e o regional.

“Iniciei o meu aprendizado com professores que não faziam distinção entre os estilos, felizmente, e atuavam nas salas de concerto de São Paulo e Rio e nas rodas de choro e serenatas”, lembra Pedrinho. 

O jornalista Arthur de Faria também comentará a trajetória de Pedrinho Figueiredo no projeto Notas de Concerto. Na sexta-feira, às 19h, ele recebe o público na Sala de Recitais para a palestra, que também tem transmissão ao vivo pelo canal da OSPA do YouTube

*Fundação vinculada à Sedac-RS (Secretaria de Estado da Cultura)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.