Lar GeralOspa traz ao público concerto de trompetista e recital gratuito

Ospa traz ao público concerto de trompetista e recital gratuito

por Agora RS
0 comentários
ospa-traz-ao-publico-concerto-de-trompetista-e-recital-gratuito

A Ospa* (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) encerra a semana com atrações musicais variadas na sua sede. Confira o detalhamento das informações de cada apresentação a seguir.

sexta-feira (22) terá o trompete, nas mãos da solista Katherine Evans, como estrela de um concerto regido pelo maestro Jonathan Girard. A apresentação ocorre na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da OSPA, às 20h, e conta com transmissão ao vivo pelo canal da OSPA no Youtube. Já o sábado (23) é de recital com o Grupo Klangfarben, que se apresenta às 17h na Sala de Recitais da Casa da OSPA.

Concerto “A Dama do Trompete” — Sexta-feira, 22 de agosto, às 20h

Abertura em Dó Maior

O concerto traz um programa variado, que inicia com a Abertura em Dó Maior, música enérgica e intrincada de Fanny Mendelssohn Hensel. Apesar de suas mais de 250 obras, a talentosa compositora teve seu trabalho pouco reconhecido ao longo da vida.

Três movimentos de Katherine Evans

Em seguida, os três movimentos do Concerto para Trompete e Orquestra em Mi bemol Maior, de Franz Joseph Haydn, trazem ao palco a solista Katherine Evans. Evans é a trompetista principal da Vancouver Opera Orchestra (Canadá), do grupo de câmara Turning Point Ensemble e da Newport Symphony (EUA). Além disso, lecionaa na Vancouver Symphony Orchestra School of Music e na Vancouver Academy of Music.

Ela é graduada pela Longy School of Music e pela Universidade de Harvard. E, ainda, já se apresentou com grupos como Seattle Symphony, Vancouver Symphony Orchestra, Pacific Baroque Orchestra e Boston Philharmonic Orchestra, além de ser cofundadora do grupo de metais OneTwoTrio. Segundo Katherine, a obra de Haydn, composta em um período em que o trompete com chaves era uma novidade musical, explora a capacidade técnica do instrumento de forma bem humorada, e é tocada por ela desde os seus oito anos de idade.

Concerto segue após o intervalo

Após um intervalo, o concerto segue com Over Thorns to Stars, de Stephen Chatman. A composição ocorreu a pedido da Canadian Broadcasting Corporation em 2002, como uma homenagem às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001, inspirada pela coragem e resiliência humana em tempos difíceis. O encerramento do concerto traz os quatro movimentos da Sinfonia em Dó Maior, de Georges Bizet, composta em um mês quando o autor tinha apenas 17 anos, como uma tarefa para a classe do professor Charles Gounod no Conservatório de Paris. Com referências às obras de Gounod, a sinfonia antecipa elementos presentes nas composições posteriores de Bizet, como Carmen.

Regência

A regência é do maestro Jonathan Girard, reconhecido pelos programas que misturam repertório tradicional e contemporâneo. Maestro Convidado Principal da Filarmônica de Atenas, Diretor de Orquestras na Universidade da Colúmbia Britânica e Diretor Artístico da Orquestra Jovem de Vancouver, Girard também tem ampla atuação na docência, e possui um doutorado em regência orquestral pela Eastman School of Music, um mestrado pela Universidade de Boston e bacharelado em música com distinção pela Hartt School of Music. Além de A Dama do Trompete, o regente também apresentará na OSPA o Concerto do Presidente, no dia 29 de agosto.

Palestra

Antes da apresentação, a Ospa apresenta a palestra Notas de Concerto, com o trompetista da OSPA Elieser Fernandes Ribeiro, às 19h, na Sala de Recitais. A atividade está incluída na entrada para o concerto e conta também com transmissão online pelo canal da OSPA no Youtube. Membro fundador do Quinteto Porto Alegre, Elieser abordará em profundidade o programa e as carreiras de Girard e Evans logo antes do concerto.

Recital Música de Câmara: Grupo Klangfarben — Sábado, 23 de agosto, às 17h

Formado pelos músicos Elisa Machado (soprano), Carol Braga (mezzo-soprano), João Senna (viola), Ariane Rovesse (clarinete) e André Carrara (piano), o Grupo Klangfarben se apresenta na Sala de Recitais da Casa da OSPA no dia 23 de agosto, às 17h, em recital com entrada franca da Série Música de Câmara. No programa, músicas de três compositores muito conhecidos: Wolfgang Amadeus Mozart, Johannes Brahms e Franz Schubert.

O recital começa com Trio para Clarinete, Viola e Piano K.498 (Kegelstatt Trio), de Mozart. Segundo João Senna, essa é uma peça composta pelo autor para ser tocada entre amigos.

Continua com Zwei Gesange, Op.91, dupla de canções de Brahms. A primeira tem como base um poema de Rückert sobre a vida, os anseios e a natureza, e a segunda é dedicada a um casal de amigos do compositor que vivia um casamento conturbado, tendo sido atualizada ao longo do tempo para incluir as diversas fases do relacionamento de ambos, como explica o violista do Grupo Klangfarben. Der Hirt auf dem Felsen, D.965, composta por Schubert no final de sua vida, combina um início solitário e triste com um fim contrastante que celebra a chegada da primavera

Concluindo a apresentação, Drei Duette für Sopran und Alto Op. 20, de Brahms, traz referências a Mendelssohn e repetições que receberam críticas na época de sua conclusão, mas hoje o público aprecia amplamente.

*Fundação vinculada à Sedac-RS (Secretaria de Estado da Cultura)

Entradas

Concerto da Série Casa da OSPA – A Dama do Trompete
  • Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h.
  • Estacionamento: gratuito, no local.
Recital Série Música de Câmara – Grupo Klangfarben
  • Entrada franca, por ordem de chegada.
  • Estacionamento: gratuito, no local.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.