Lar Porto Alegre Pesquisa aponta queda na compra de ovos de Páscoa em Porto Alegre

Pesquisa aponta queda na compra de ovos de Páscoa em Porto Alegre

por Leonardo Severo
0 comentários
pesquisa-aponta-queda-na-compra-de-ovos-de-pascoa-em-porto-alegre

Porto Alegre A compra de ovos de Páscoa perdeu força entre os consumidores de Porto Alegre. Segundo uma pesquisa realizada pela CDL POA (Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre), 56,6% dos entrevistados diminuíram a aquisição do item, principalmente devido ao aumento dos preços.

Mesmo com essa redução, o chocolate segue como o principal símbolo da Páscoa. No entanto, as versões em formatos variados ganharam espaço e houve citação por 48,7% dos entrevistados como opção para presentear, superando os ovos, que aparecem em 43% das intenções de compra.

Mudança no perfil de consumo

O levantamento aponta que a busca por alternativas mais econômicas reflete o cenário financeiro da população. De acordo com a pesquisa, 52,3% dos consumidores avaliam sua situação como estável, sem dívidas, mas também sem sobra de recursos.

Além dos chocolates, outras categorias de presentes começam a ganhar espaço no varejo. Brinquedos, livros, perfumes e itens personalizados foram mencionados como possíveis alternativas pelos entrevistados.

“O consumidor busca manter a tradição, mas de forma mais racional, escolhendo alternativas ao tradicional ovo de chocolate”, destaca Irio Piva, presidente da CDL POA.

Gastos com presentes de Páscoa

A pesquisa revelou que a maior parte dos consumidores pretende gastar entre R$ 201 e R$ 500 com presentes de Páscoa. Já 30,8% estimam um investimento entre R$ 101 e R$ 200, enquanto 5,3% devem desembolsar mais de R$ 500.

Entre os mais lembrados para presentear estão: Filhos (50%), Cônjuges (32,1%) e Pais (28,1%). No entanto, a tendência de consumo mais consciente se reflete na quantidade de presentes: 22,2% dos entrevistados pretendem comprar apenas dois itens, e 18,2% vão presentear três pessoas.

Páscoa ainda movimenta o comércio

Apesar dos desafios econômicos, a CDL POA reforça que a Páscoa segue como uma oportunidade para o varejo local. “O comércio precisa estar atento ao comportamento do consumidor, que busca preços mais acessíveis, mas não abre mão de celebrar a data”, conclui Irio Piva.

O levantamento, realizado em parceria com a Vitamina Pesquisa, ouviu 302 pessoas em Porto Alegre, entre homens e mulheres de 18 a 70+ anos, pertencentes às classes sociais A, B e C.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.