Lar Policial Polícia Civil anuncia ferramenta online para solicitação de Medidas Protetivas de Urgência

Polícia Civil anuncia ferramenta online para solicitação de Medidas Protetivas de Urgência

por Caroline Barrufi
0 comentários
policia-civil-anuncia-ferramenta-online-para-solicitacao-de-medidas-protetivas-de-urgencia

Notícias/Policial

Polícia Civil anuncia ferramenta online para solicitação de Medidas Protetivas de Urgência

Polícia Civil anuncia ferramenta online para solicitação de Medidas Protetivas de Urgência

Por Redação

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem

Na tarde da última quinta-feira (24), ocorreu o lançamento oficial de uma importante ferramenta no combate aos crimes de violência doméstica contra a mulher. Trata-se da Medida Protetiva Online, uma ferramenta digital idealizada pela Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul e desenvolvida pela PROCERGS, que permitirá o pedido de medidas protetivas pela internet, de forma rápida e segura. Com esta possibilidade, a Polícia Civil visa promover mais acessibilidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica. O anúncio ocorreu durante coletiva realizada nesta tarde pelo Secretário de Segurança, Sandro Caron, e pelo Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré.

A Medida Protetiva Online já está disponível. Para acessar o recurso, basta entrar no site da Delegacia Online e clicar no ícone DELEGACIA DE POLÍCIA ONLINE DA MULHER RS. Dentro da Delegacia Online da Mulher, basta registrar uma ocorrência policial e solicitar as medidas protetivas.

O Secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, salientou que a implementação da medida protetiva online ajudará as vítimas a denunciarem os casos de violência, tendo em vista que um grande desafio a ser enfrentado é o combate à subnotificação dos casos de violência doméstica.

Neste sentido, o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, salientou que 93% das vítimas deixaram de denunciar os agressores especialmente por medo, sendo que a possibilidade do registro pela internet visa solucionar essa dificuldade, uma vez que a vítima não precisa comparecer ao órgão policial.

Entre os pedidos que podem ser realizados estão: afastamento do lar; proibição de o suspeito manter contato e de se aproximar da vítima e de seus familiares; proibição de frequentar determinados lugares; restrição de posse ou porte de armas; restrição ou suspensão das visitas a menores; e pensão alimentícia.

É importante destacar que, para solicitar as medidas protetivas de urgência pela internet, é necessário que a vítima possua uma conta no GOV.BR, sendo esse um meio de acesso que garante confiabilidade, eficiência e envio de informações completas, tornando o atendimento mais ágil e seguro.

Uma cartilha com o passo a passo completo para solicitar as medidas protetivas pela internet também pode ser encontrada dentro da DELEGACIA DE POLÍCIA ONLINE DA MULHER RS.

O Chefe de Polícia ainda anunciou outras três medidas que serão implementadas no combate aos crimes de violência doméstica, quais sejam: operações permanentes de busca e captura de agressores com mandados de prisão em aberto e apuração de denúncias advindas do disque 100; ações permanentes de visitas aos agressores; e a implementação de um programa de acompanhamento dos agressores, na forma de grupos, logo após o registro dos boletins de ocorrência, seguindo modelos adotados em outros estados da federação.

Além do Secretário da Segurança Pública e do Chefe de Polícia, também participaram da coletiva o Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; o Diretor do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis, Delegado Cristian Nedel; e a Diretora do Departamento de Tecnologia da Informação Policial, Delegada Silvia Sehn.

FONTE/CRÉDITOS: POLICIA CIVIL

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.