A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (30), a Operação Magna Lux. A ofensiva cumpriu três mandados de busca e apreensão contra três indivíduos, com idades entre 14 e 20 anos, nas cidades de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo.
Os agentes apreenderam um adolescente de 14 anos em flagrante por apologia ao nazismo. Com o jovem, foram encontrados símbolos nazistas. Além disso, um dos suspeitos, alvo de uma das medidas cautelares, encontra-se preso desde 21/08/2025. O motivo é apologia ao nazismo e armazenamento de pornografia infantil.
A Magna Lux se deu por meio da DPCI/DPGV (Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância de Porto Alegre). A coordenação é do delegado Vinícius Nahan.
Entenda o caso
Anteriormente, a polícia registrou duas ocorrências que chegaram ao conhecimento da autoridade policial da DPCI. No dia 21 de março de 2025, a vítima — que é punk — estava com um grupo de amigos quando um grupo de neonazistas (skinheads) a agarrou pelo pescoço e tentou agredi-la, alegando que a vítima teria assediado uma jovem conhecida do grupo. Após o ocorrido, a vítima começou a receber ameaças pelas redes sociais de diversos perfis.
Posteriormente, os suspeitos foram identificados e, com isso, foram solicitados ao Judiciário mandados de busca e apreensão para angariar mais provas que possam ajudar no esclarecimento dos fatos. As investigações prosseguem.