A Polícia Civil realizou, nesta sexta-feira (19), uma operação contra um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas e roubo de veículos em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A ação teve coordenação da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) e contou com apoio da Polícia Penal e do setor de inteligência da Brigada Militar.
Ao todo, cerca de 60 agentes participaram da chamada Operação Miragem. Ao todo, os policiais cumpriram 22 ordens judiciais nos bairros Guajuviras e Estância Velha, em Canoas, e também no município de Charqueadas. Houve a prisão de sete pessoas presas, além da apreensão de drogas, munições, materiais usados para embalar entorpecentes e três veículos.
De acordo com o delegado Gustavo Bermudes, as investigações começaram após flagrantes de pessoas com drogas e um carro roubado. A partir disso, a polícia descobriu que as ordens para os crimes partiam de dentro de presídios e eram executadas nas ruas por integrantes da quadrilha.
O grupo agia principalmente nos bairros Guajuviras e Estância Velha. Ainda conforme Bermudes, além do tráfico, o bando estaria envolvido em roubos de veículos, o que torna a atuação ainda mais grave.
O delegado Cristiano Reschke destacou que criminosos que mandam ordens de dentro da cadeia poderão ir para presídios federais com regime mais severo. Ele reforçou que a Polícia Civil seguirá firme no combate ao crime organizado em Canoas e região.
As investigações continuam e novos desdobramentos não estão descartados.