Lar GeralPorto Alegre: transporte público tem ajustes a partir desta sexta-feira

Porto Alegre: transporte público tem ajustes a partir desta sexta-feira

por Agora RS
0 comentários
porto-alegre:-transporte-publico-tem-ajustes-a-partir-desta-sexta-feira

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre faz novos ajustes na oferta do transporte público a partir desta sexta-feira (8). Ao todo, as mudanças na tabela horária atinge 21 linhas.

Além disso, a pasta desativou três linhas com baixa procura ou sobreposição de itinerários. Outra linha, a 110 – Restinga Nova via Tristeza, suspensa temporariamente na semana anterior, retorna à operação normal aos sábados e domingos. Confira aqui.

Em seguida, na quarta-feira (13), outras quatro linhas terão ajustes nos horários. Essas alterações poderão passar por revisão ou ajuste, conforme a necessidade dos usuários. Com a medida, a secretaria direciona os veículos para horários e itinerários com maior procura.

“Apesar dos significativos investimentos realizados desde 2022 para oferecer um transporte público mais qualificado e confortável, neste ano a demanda de passageiros não acompanhou a projeção, na mesma proporção, do aumento da oferta de viagens, especialmente nos horários de menor movimento. Esse descompasso compromete a eficiência da operação e torna necessário os ajustes para a continuidade dos avanços”, alega o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Horários

Para consultar os ajustes na oferta, os usuários podem verificar as tabelas no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA, além de utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Lá Vem o Ônibus e TRI, o app do Cartão TRI. A localização dos ônibus também pode ser acompanhada em tempo real, com GPS em 100% da frota.

Linhas desativadas

A linha C1 – Circular Centro transporta, em média nos dias úteis, 11 passageiros por viagem, em 19 partidas diárias. Aos sábados, a média é de três passageiros por viagem, em 19 partidas diárias.

Já a C5 – Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento carrega, em dias úteis, três passageiros por viagem, com média de quatro passageiros aos sábados e dois aos domingos, operando com quatro horários diários. Aproximadamente 50% das viagens aos domingos transportam zero passageiros.

A linha A18 – Alimentadora Chácara do Banco/Noite, que possui itinerário semelhante ao da linha A11, transporta, na média mensal, menos de um passageiro por viagem. Assim como a C5, aproximadamente 50% das viagens transportam zero passageiros.

Troca de operador

Outras cinco linhas de ônibus terão substituição temporária do operador, sem impacto para os passageiros. A única alteração será a cor dos veículos utilizados, em razão da identificação visual por bacia operacional. Esses mecanismos de compensação estão previstos contratualmente.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.