Lar Notícias do litoral Preconceito no Litoral: enfermeira vence ação contra hospital

Preconceito no Litoral: enfermeira vence ação contra hospital

por admin
0 comentários
preconceito-no-litoral:-enfermeira-vence-acao-contra-hospital

Preconceito no Litoral: Um hospital localizado no litoral do Rio Grande do Sul foi condenado pela Justiça do Trabalho a indenizar uma enfermeira que sofreu preconceito por ser nordestina e ter um sotaque diferente.

A decisão unânime da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) confirmou a sentença da juíza Marinês Denkievicz Tedesco Fraga, do Posto da Justiça do Trabalho de Tramandaí, fixando a reparação por danos morais em R$ 10 mil.

Provas apontam discriminação recreativa e xenofobia

De acordo com os laudos apresentados por psicólogos e médicos, a enfermeira desenvolveu problemas psicológicos em decorrência da xenofobia praticada por colegas de trabalho.

Uma testemunha, técnica de enfermagem, relatou ter presenciado outros colegas rindo do sotaque da autora da ação, o que a deixava “tímida e constrangida”.

Hospital não impediu discriminação, violando leis e a constituição

A juíza Marinês Fraga entendeu que o hospital não foi capaz de impedir a exposição da trabalhadora a comportamentos discriminatórios, violando a vedação constitucional à discriminação e a Lei 9.029/1995, que proíbe todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho.

Decisão judicial fundamentada em leis e na constituição

O relator do acórdão, juiz convocado Ary Faria Marimon Filho, ressaltou que a xenofobia é um comportamento vedado e combatido pelo ordenamento jurídico nacional e por tratados internacionais.

Os magistrados fundamentaram a decisão nos artigos 5º, V, da Constituição Federal e 186 e 927 do Código Civil.

Preconceito no Litoral

Em agosto de 2024, a Justiça do Trabalho lançou três protocolos de julgamento que orientam juízes a dar atenção a processos históricos e estruturais de desigualdade.

O Protocolo para Atuação e Julgamento com Perspectiva Antidiscriminatória, Interseccional e Inclusiva aborda questões de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiência e idosas.

Caso serve de alerta contra a xenofobia no trabalho

A decisão judicial serve de alerta para empresas e profissionais sobre a importância de combater a xenofobia e outras formas de discriminação no ambiente de trabalho.

A Justiça do Trabalho tem se mostrado cada vez mais atenta a esses casos, garantindo os direitos dos trabalhadores e promovendo um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

Comentários

Comentários

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.