Lar GeralPrefeitura apresenta projeto de parceria para gestão da Usina do Gasômetro

Prefeitura apresenta projeto de parceria para gestão da Usina do Gasômetro

por Agora RS
0 comentários
prefeitura-apresenta-projeto-de-parceria-para-gestao-da-usina-do-gasometro

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou à SPU-RS (Superintendência do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul), nesta quinta-feira (18), o projeto de PPP (Parceria Público-Privada) para a gestão da Usina do Gasômetro. O encontro ocorreu após o imóvel ter sua titularidade transferida à União na semana passada, em processo conduzido pela ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear Binacional S/A).

Durante a reunião, o prefeito Sebastião Melo reforçou que a proposta visa preservar o uso cultural da Usina, garantir a gratuidade de acesso às áreas comuns e manter o funcionamento contínuo do complexo como patrimônio público. A equipe técnica da prefeitura destacou que o projeto respeita o valor simbólico e histórico do espaço.

O superintendente da SPU-RS, Émerson Rodrigues, afirmou que a proposta será analisada e que ajustes poderão ser solicitados. Entre os pontos que devem passar por revisão está o contrato de permissão de uso original, assinado nos anos 1980, que não contemplava aproveitamento econômico do imóvel.

Uma visita técnica à Usina do Gasômetro está agendada para a próxima quinta-feira (25), com participação de representantes da Justiça Federal, visando aprofundar as tratativas para viabilização do novo modelo de gestão.

Imóvel está oficialmente sob responsabilidade da União

A transferência da titularidade da Usina do Gasômetro para o governo federal ocorreu na semana passada. Até então, o imóvel estava vinculado à ENBPar, estatal que passou a gerir ativos da antiga Eletrobras após a privatização. Com a mudança, a gestão da Usina passa a ser de responsabilidade da SPU.

A formalização da transferência era considerada um passo necessário antes de qualquer cessão definitiva do bem à Prefeitura de Porto Alegre.

Prefeitura busca alternativas para garantir permanência da gestão

Em reuniões realizadas em Brasília na semana passada, o prefeito Sebastião Melo também apresentou alternativas para garantir a continuidade da gestão municipal do espaço. Entre as propostas está o repasse à União do terreno onde está localizado o Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), na Lomba do Pinheiro, em troca da cessão definitiva da Usina.

Outra possibilidade cogitada é que o governo federal assuma a administração da Usina diretamente, com o compromisso de ressarcir os investimentos feitos pela Prefeitura na restauração e manutenção do complexo.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.