A Prefeitura de Porto Alegre criou uma nova modalidade para reestruturar o sistema de transporte por lotação na cidade. O decreto com a regulamentação está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de terça-feira (14).
O Serviço de Transporte Público Coletivo Complementar de Passageiros terá caráter experimental por 12 meses. Ele utilizará a estrutura já existente dos permissionários.
A medida tenta reverter a crise no setor de lotações, que vem sendo afetado por queda no número de passageiros. Sofre também pela redução das linhas e diminuição da frota, agravada pela concorrência com aplicativos de transporte.
Como vai funcionar?
O novo modelo permitirá que os permissionários atuem em consórcio e sigam horários fixados pela Prefeitura. Além disso, passarão a fornecer informações em tempo real por meio de aplicativo com tecnologia de GPS (geolocalização).
Conforme a administração municipal, o objetivo é recuperar a confiança dos usuários na regularidade do serviço. Isso deve ocorrer mantendo as características de agilidade e conforto que tornaram o sistema de lotações reconhecido entre os porto-alegrenses.
As rotas e horários serão definidos com base em estudos de demanda elaborados pela SMMU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana). Além disso, caberá à SMMU, em conjunto com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), estabelecer os critérios de operação, segurança e avaliação do projeto ao longo do período de teste.
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