Projeto com realidade virtual e oficinas de fotografia transforma escolas públicas em fonte de conhecimento para educação ambiental.
A partir de 9 de junho de 2025, cerca de 1.500 alunos dos municípios de Osório (RS) e Uibaí (BA) participam da 2ª edição do projeto PEC – Eu Faço Parte, que une arte, tecnologia e consciência ambiental em uma abordagem educativa e imersiva.
Projeto com realidade virtual: conheça a iniciativa
Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Cultura Ambiental Produções, com patrocínio da Statkraft — referência nacional em geração de energia renovável —, o projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A proposta engloba um circuito completo de atividades que conectam jovens e professores às práticas sustentáveis, integrando oficinas de fotografia digital, experiências em realidade virtual e visitas a áreas de conservação ambiental.
Durante as ações, que seguem até julho, os participantes exploram temas centrais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o papel da educação como ferramenta de transformação social.
Oficinas formativas integram arte e meio ambiente com acessibilidade
Nas oficinas de fotografia, os estudantes aprendem fundamentos como composição de imagem, iluminação, edição e narrativa visual, desenvolvendo uma nova forma de observar e retratar o meio ambiente.
Simultaneamente, participam de oficinas de educação ambiental, onde discutem soluções práticas para os desafios ecológicos atuais, como uso consciente da água, reciclagem e consumo sustentável.
Os conteúdos são trabalhados em grupo e resultam na criação de projetos apresentados na Feira de Ideias, que premia os destaques em criatividade e impacto.
A programação inclui ainda uma visita a uma unidade de conservação, na qual os alunos documentam a fauna e a flora locais com suas câmeras.
As melhores imagens irão compor uma exposição fotográfica itinerante, programada para o dia 22 de julho, fortalecendo o protagonismo juvenil na conservação ambiental.
Para garantir uma experiência inclusiva, o projeto conta com intérpretes de Libras, audiodescrição nas atividades, monitores capacitados para apoio personalizado e infraestrutura acessível, com rampas, corrimãos e piso tátil.
Realidade virtual e formação docente aprofundam o impacto
Um dos pontos altos do projeto é a imersão em realidade virtual, que transporta os alunos para dentro dos biomas regionais.
A experiência proporciona uma compreensão mais profunda dos ecossistemas e estimula a reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente.
Além dos estudantes, cerca de 10 professores da rede pública participam de um workshop online exclusivo, voltado à aplicação prática de projetos de educação ambiental em sala de aula.
Essa capacitação visa ampliar o alcance do projeto e consolidar as metodologias sustentáveis como parte do cotidiano escolar, promovendo um efeito multiplicador.
ODS como base estruturante da transformação educacional
A iniciativa tem como principal pilar o ODS 4, ao oferecer educação de qualidade por meio de metodologias interativas e inovadoras. Também estão presentes:
ODS 6: conscientização sobre o uso racional da água;
ODS 12: incentivo ao consumo e produção responsáveis;
ODS 14: valorização da vida marinha;
ODS 17: fortalecimento de parcerias estratégicas em prol do desenvolvimento sustentável.
O alinhamento entre educação, meio ambiente, arte e tecnologia torna o PEC – Eu Faço Parte um exemplo de como políticas culturais e educacionais podem caminhar juntas para uma transformação social duradoura.
Cronograma das atividades em Osório:
9 a 18 de junho – Oficinas na EMEF Osvaldo Bastos
26 a 30 de junho – Oficinas na EMEF José Paulo da Silva
2 a 9 de julho – Oficinas na EMEF José Paulo da Silva
15 de julho – Visita à unidade de conservação
16 de julho – Apresentação teatral
22 de julho – Exposição fotográfica final