Na manhã de sexta-feira (27) a Receita Federal apreendeu em Porto Alegre/RS grande quantidade de bebidas alcoólicas ilegalmente importadas.
Foram apreendidas pela equipe de repressão aduaneira aproximadamente 2000 garrafas de vinhos e espumantes estrangeiros de alto valor agregado de diversas marcas e paises em especial produtos argentinos.
O valor comercial das mercadorias foi estimado em mais de R$ 500.000,00.
Além das bebidas, no local foi encontrada a estrutura usada pelos infratores para embalagem e expedição dos produtos, que eram vendidos para todo o Brasil a partir de nossa capital. A Receita Federal, por meio de ações de Repressão aduaneira protege a economia nacional, os empregos e o controle sanitário dos consumidores.
É importante registrar que a comercialização e o consumo de produtos descaminhados, contrabandeados ou falsificados oferece importantes riscos e prejuízos como um todo, e até mesmo à saúde individual dos consumidores.
Visando dar prosseguimento aos procedimentos aduaneiros e penais relacionados aos fatos fiscalizados, os responsáveis pelas bebidas importadas ilegalmente serão procedsados e poderão sofrer penalidades adicionais tributárias. a importação ilegal também configura um ilícito penal e os contribuintes serão representados para o ministério público.