Lar GeralReformas na Biblioteca Erico Verissimo devem terminar em setembro

Reformas na Biblioteca Erico Verissimo devem terminar em setembro

por Agora RS
0 comentários
reformas-na-biblioteca-erico-verissimo-devem-terminar-em-setembro

A BEV (Biblioteca Erico Verissimo), localizada na CCMQ (Casa de Cultura Mário Quintana), no Centro Histórico de Porto Alegre, está passando por um processo de qualificação e a expansão. O trabalho faz parte do aniversário de 35 anos da CCMQ, comemorado no mês de setembro. Além disso, a iniciativa marca também os 120 anos de nascimento de Verissimo, um dos principais nomes da literatura brasileira.

A previsão é de que as obras, que começaram em março de 2023, terminem justamente em setembro. A inauguração está prevista para o dia 23 como parte da programação especial de aniversário da instituição. 

O projeto

O projeto de revitalização prevê ampliação do acervo literário e do próprio espaço físico da biblioteca. Estima-se que forme a BEV um conjunto de 13 mil publicações. Destes, sete mil são obras literárias, quatro mil livros sobre artes visuais e dois mil livros na reserva técnica. Desse montante, mais da metade já está inserido na plataforma digital.

“O objetivo é transformar esse espaço fundamental de formação em um ambiente contemporâneo, voltado à leitura, pesquisa, estudo e fruição artística. Um espaço vivo, que receberá encontros literários, saraus, lançamentos de livros e outras atividades culturais, criando uma conexão mais direta e profunda com as demais artes que integram a CCMQ”, explica Germana Konrath, diretora da instituição. 

A nova BEV contará ainda com uma nova área de leitura e pesquisa, que contempla a reocupação da Sala Romeu Grimaldi como uma extensão da biblioteca. A sala abrigará publicações de artes visuais.

A conexão com a paisagem do entorno — incorporando a passarela de vidro e a vista da cidade e do Guaíba — completam o novo ambiente. As melhorias físicas incluem, ainda, troca de piso, pintura de estantes e paredes e a reorganização do layout.

Para qualificar o serviço oferecido pela BEV, a CCMQ está investindo no reforço do quadro técnico e na informatização do acervo, por meio da plataforma Koha. Trata-se de um sistema que integra todas as bibliotecas da rede da Sedac, de modo virtual. Ele unifica os catálogos, qualificando a gestão e garantindo a ampliação do acesso às obras dentro do projeto Acervos da Cultura. 

Serviço

Mesmo durante as obras, a Biblioteca Erico Verissimo segue oferecendo serviços de leitura, pesquisa local e empréstimo domiciliar. O seu horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. 

Realização

As intervenções são coordenadas pelo escritório Salvi e Giorgi e contam com aprovação do Iphae (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), respeitando e valorizando as características originais da edificação.

Além disso, a revitalização da BEV faz parte do plano bianual da CCMQ, que é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.