Os temporais severos registrados no Rio Grande do Sul neste domingo (5) motivaram o uso inédito do sistema de alertas Cell Broadcast. Essa tecnologia interrompe o funcionamento da tela do celular para emitir avisos de desastres.
Conforme a Defesa Civil Estadual, os alertas foram enviados para áreas sob risco extremo de tempestade. Isso ocorreu especialmente próximo a Encruzilhada do Sul, entre 22h e 23h, com previsão de granizo e vendavais intensos. Ainda de acordo com o órgão de proteção civil, o risco é muito alto de tempestades na região, com potencial para danos.
Como funciona o Cell Broadcast
A ferramenta, desenvolvida em parceria entre o Ministério das Comunicações, Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e as operadoras de telefonia. Ela emite alertas gratuitos por texto e som, mesmo em aparelhos configurados no modo silencioso.
O sistema utiliza o sinal da rede móvel 4G ou 5G para enviar a mensagem. Não é necessário qualquer cadastro prévio, e o aviso atinge automaticamente os celulares em funcionamento nas regiões afetadas.
Ao ser acionado, o aviso bloqueia momentaneamente o conteúdo em exibição na tela. A mensagem de alerta é fica em destaque, acompanhada de um bipe sonoro e vibração.
Além de alertar, a notificação também fornece orientações de segurança à população. O objetivo é garantir uma resposta rápida diante de eventos climáticos com risco à vida.
O uso da tecnologia é complementar aos demais sistemas de alerta já utilizados pela Defesa Civil, como SMS pelo número 40199 e publicações em redes sociais.