Lar GeralRS lança sistema para facilitar solicitação da nova identidade

RS lança sistema para facilitar solicitação da nova identidade

por Agora RS
0 comentários
rs-lanca-sistema-para-facilitar-solicitacao-da-nova-identidade

A partir desta quinta-feira (24), cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais rápida, por meio da plataforma Identidade Fácil.

O serviço está disponível no site identidadefacil.rs.gov.br e também em aplicativo para iOS. A versão para dispositivos Android está em fase final de aprovação na Play Store.

Nova identidade com menos etapas presenciais

A iniciativa, considerada pioneira no país, é resultado de uma parceria entre o IGP-RS (Instituto-Geral de Perícias do RS) e a Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado). O novo sistema digitaliza boa parte do processo para emissão do documento.

Conforme o governo do Estado, o preenchimento de dados e o envio digital da certidão de nascimento ou casamento com matrícula serão feitos diretamente na plataforma. O modelo tradicional de agendamento, presencial ou online, seguirá disponível para quem não se enquadrar nos critérios do sistema digital.

A única etapa obrigatória presencial será a coleta biométrica de digitais e fotografia nos postos de identificação. O comparecimento será agendado via formulário disponível na própria plataforma.

Como funciona o Identidade Fácil

Para usar o sistema, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br. Com o login, o usuário poderá iniciar a solicitação da nova CIN de forma digital.

A ferramenta estará em constante monitoramento e ajustes poderão ser feitos nas primeiras semanas de funcionamento, conforme a dinâmica de uso e demanda.

Documentos exigidos

  • Solteiros: Certidão de nascimento com matrícula
  • Casados ou viúvos: Certidão de casamento com matrícula
  • Separados ou divorciados: Certidão de casamento com averbação

O objetivo, segundo o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan, é otimizar o atendimento. “Queremos ampliar a capacidade de emissão e reduzir o tempo de espera dos solicitantes, oferecendo um serviço mais eficiente”, afirmou.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.