As condições meteorológicas devem continuar a se degradar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (8). O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicaram advertências para a possibilidade de chuva forte e temporais no Estado.
Conforme os meteorologistas, uma frente fria deve provocar precipitações intensas, em especial no Oeste, Campanha e Centro do RS. Há possibilidade de chover no espaço de 24h, mais do que está previsto para um mês.
Por causa dos riscos, o INMET mantém vigentes quatro alertas de tempestades no Rio Grande do Sul. Um deles é vermelho, ou seja, é o mais grave. De acordo com a advertência, podem ocorrer chuvas com volumes superiores a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, além de queda de granizo. As áreas em alerta são Fronteira Oeste, região Central, Campanha e Sul do RS. O alerta fica válido até as 3h da manhã de sexta-feira (9).
Além desse alerta, o INMET publicou outros dois alertas laranjas de tempestade. Um para uma faixa entre Noroeste, região Central e Costa Doce. Nessas regiões, as chuvas variam entre 60 a 100 mm/dia. Validade até as 22h desta quinta-feira (8). O outro, com as mesmas condições, para o Extremo Sul gaúcho. Este fica válido até as 21h de hoje.
Por fim, há um alerta amarelo de tempestade. Ele aponta risco de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. As regiões em alerta são Noroeste, Norte, Serra gaúcha, região dos Vales, região metropolitana e Litoral Norte. Válido até as 19h de sexta-feira (9).
Defesa Civil do RS reforça risco de temporais
Conforme a Defesa Civil, uma frente fria deve favorecer a ocorrência de chuvas e temporais no Rio Grande do Sul, começando no início do dia e seguindo ao longo da sexta-feira (9/5).
A previsão é de volumes bastante expressivos, por isso a condição é de alerta Vermelho – ou seja, muito alto – nas áreas mais a Oeste e do Centro até o Sudeste do Estado. Os maiores volumes, que irão variar de 200 a 300 mm, se concentrarão mais a Oeste.
Do Centro ao Sudeste, os volumes também serão expressivos, entre 100 e 200 mm. Mais ao Norte e Nordeste, chove pontualmente forte, mas com volumes menores, variando entre 40 e 80 mm. Além disso, podem acontecer tempestades severas devido à passagem da frente fria, com possibilidade de microexplosões e até mesmo tornados.