O Rio Grande do Sul tem dois alertas do INMET por chuva forte e risco de temporal nesta sexta-feira (3). Conforme a previsão do tempo, as condições são causadas pela combinação entre um cavado e o avanço de umidade vindo do Norte do país.
O primeiro aviso, válido desde as 8h51 desta sexta até as 10h de sábado (4), abrange todo o território gaúcho. O alerta é de chuvas intensas com acumulados entre 20 e 50 mm, ventos de até 60 km/h e risco de alagamentos, queda de galhos, raios e corte de energia.
Já o segundo alerta, classificado como de tempestade, vigora entre 20h de sexta e 8h de sábado. Ele se restringe a áreas da região Norte, Serra, Centro, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Vale do Caí. O risco é maior durante a madrugada, com potencial de transtornos localizados.
Chuva forte e risco de transtornos no interior do RS
Conforme a Climatempo, o tempo permanece instável ao longo do dia. As pancadas devem ocorrer se intensificar no decorrer da manhã e tarde, com destaque para o interior do Estado, onde há maior risco de temporais isolados.
A instabilidade é provocada por um cavado em médios níveis da atmosfera, que se soma ao transporte de umidade da região Norte. Isso favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas persistentes em diversas regiões.
Porto Alegre também pode registrar chuva forte e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e noite. O volume acumulado pode causar transtornos em áreas com drenagem comprometida.
Recomendações para a população
O INMET orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas. Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.