O Rio Grande do Sul está sob risco de temporais nesta terça-feira (19). O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma série de alertas para chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo em praticamente todas as regiões gaúchas. A Defesa Civil Estadual também publicou alerta para a possibilidade de ventos pontualmente superiores a 100 km/h, especialmente na faixa litorânea.
A condição de instabilidade se estende até quarta-feira (20). Conforme o órgão estadual, os volumes de chuva podem variar entre 20 e 100 milímetros, com risco de alagamentos, danos em plantações e transtornos no trânsito. As regiões mais afetadas devem ser o Norte, Noroeste, Centro, Serra gaúcha, Costa Doce, Região Sul, Campanha e Fronteira Oeste.
Alertas do INMET para o dia 19
Tempestade (Perigo Potencial)
- Vigência: 00h01 às 23h59 de terça-feira (19)
- Riscos: Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h, queda de granizo.
- Áreas afetadas: Norte do RS, Serra, Região Metropolitana, parte da Costa Doce e Litoral Médio.
Tempestade (Perigo)
- Vigência: 00h00 de terça (19) até 01h00 de quarta (20)
- Riscos: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h, granizo.
- Áreas afetadas: Norte, Noroeste, Região Central, Campanha, Costa Doce, Região Sul e Fronteira Oeste.
Ventos Costeiros (Perigo)
- Vigência: das 18h de terça (19) até 21h de quarta (20)
- Riscos: Ventos intensos no Litoral, com movimentação de dunas e riscos à infraestrutura próxima à faixa de praia.
- Áreas afetadas: Chuí a Torres, avançando até 60 km continente adentro, incluindo a Lagoa dos Patos.
Prognóstico da Defesa Civil
Entre esta terça-feira (19) e quarta-feira (20), a previsão indica chuva fraca a moderada, temporais isolados, descargas elétricas e ventos fortes na maioria das regiões. Os acumulados podem superar os 100 mm em áreas da Campanha, Fronteira Oeste e Centro do estado. Há risco de elevação em arroios e córregos, além de pontos de atenção para inundações.
Os ventos devem variar entre 40 e 60 km/h em grande parte do território, podendo atingir até 100 km/h em localidades do extremo Sul, Costa Doce e Litoral. A Defesa Civil alerta para possíveis quedas de árvores, postes, danos a telhados e interrupções no fornecimento de energia.
Orientações
A recomendação das autoridades é para que a população evite áreas de risco durante os temporais, mantenha-se abrigada e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as descargas elétricas. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199 da Defesa Civil.