O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia publicou quatro alertas de tempestade com diferentes graus de severidade para o Rio Grande do Sul. Os avisos envolvem chuva forte, risco de granizo, de rajadas de vento acima de 100 km/h e potencial para danos estruturais, alagamentos e quedas de árvores.
As tempestades podem ocorrer até sexta-feira (17), com maior intensidade a partir do final da tarde desta quinta (16). A região Noroeste gaúcha e o Oeste catarinense estão sob risco de grande perigo, o grau mais alto da escala do INMET.
Alerta vermelho de tempestade
O aviso mais grave foi publicado às 18h desta quinta-feira (16). Conforme o INMET, há previsão de chuva superior a 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo.
O alerta de “grande perigo” é válido até as 10h da sexta-feira (17) e atinge o Noroeste gaúcho. O órgão alerta para risco elevado de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, alagamentos e transtornos nas rodovias.
RS tem dois alertas laranjas
Dois outros alertas laranja de tempestade também estão publicados. O primeiro iniciou às 21h de quarta-feira (15) e vai até 23h59 desta quinta-feira (16). A previsão é de possibilidade de chuvas de 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos entre 60 e 100 km/h e risco de queda de granizo.
As sob risco incluem toda a Metade Oeste do RS, como a Fronteira Oeste, Noroeste, região Central, parte da Campanha e Norte do Estado.
O segundo alerta laranja para tempestade entrou em vigor às 8h57 desta quinta (16) e segue até sexta-feira (17), 23h59. As regiões afetadas são Noroeste e Norte do RS, Vales do Taquari, Rio Pardo e Caí, parte das regiões Central e Metropolitana, maior parte da Serra gaúcha e, ainda, parte da Fronteira Oeste.
Chance de temporais isolados
Além dos alertas laranja e vermelho, o INMET também publicou um amarelo (Perigo Potencial) para todo o Rio Grande do Sul, em vigor entre 0h de quinta (16) e 23h59 de sexta (17).
A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. O risco é considerado baixo a moderado para queda de árvores, alagamentos, danos em plantações e cortes de energia.
Recomendações
A Defesa Civil e o INMET recomendam:
- Evite áreas abertas e contato com aparelhos elétricos durante tempestades;
- Não se abrigue sob árvores;
- Em caso de ventos intensos, desligue equipamentos e aguarde em local seguro;
- Mantenha calhas e bocas de lobo limpas;
- Acompanhe atualizações pelos canais oficiais.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.