Lar Porto Alegre RS terá chuvas e risco de tempestades até o final de maio, aponta previsão

RS terá chuvas e risco de tempestades até o final de maio, aponta previsão

por Agora RS
0 comentários
rs-tera-chuvas-e-risco-de-tempestades-ate-o-final-de-maio,-aponta-previsao

O Rio Grande do Sul terá uma sequência de dias marcados por chuvas de fraca a moderada intensidade, com possibilidade de tempestades isoladas em diversas regiões. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões, conforme o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar.

De acordo com o boletim meteorológico, nesta sexta-feira (23), a estabilidade predomina em todas as regiões. Seguem as características típicas de amplitude térmica: madrugada que teve frio frias e temperaturas mais elevadas ao longo do dia.

Chuvas a partir de sábado (23)

A mudança no tempo ocorrerá entre sexta e sábado (24), quando uma área de baixa pressão avançará do Oceano Atlântico Sul para o território gaúcho, provocando chuvas generalizadas. A previsão indica possibilidade de tempestades isoladas inicialmente nas Missões e na Fronteira Oeste, avançando posteriormente para as regiões da Campanha, Central e Sul.

Essa condição instável persistirá até o domingo (25), com novas tempestades isoladas, principalmente em pontos do Leste. Já na segunda-feira (26), outra área de baixa pressão deve se desenvolver no Noroeste do Estado. O sistema vai favorecer instabilidades com potencial de tempestades em todas as regiões.

Na terça-feira (27), o sistema atuará principalmente sobre o Norte, mas uma nova baixa pressão oriunda da Argentina deve atravessar o RS, provocando mais chuvas generalizadas e ventos intensos, especialmente no Litoral. A instabilidade se encerrará gradualmente até o início da quarta-feira (28), quando as condições de estabilidade serão restabelecidas.

Acumulados de chuva elevados

O acumulado de chuva previsto para os próximos sete dias é elevado em várias partes do Estado. As precipitações devem ocorrer de forma generalizada, com destaque para a Fronteira Oeste, Missões, Centro, Centro-Norte, Campanha e Região Metropolitana, onde os volumes podem ultrapassar 50 mm, chegando a mais de 100 mm em pontos específicos.

Já para o Litoral, partes da Serra, Alto Uruguai, Costa Doce e Extremo Sul, os acumulados devem variar entre 10 mm e 50 mm. A população deve acompanhar os alertas oficiais e a adotar medidas preventivas, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.