A previsão do tempo para os próximos seis dias no Rio Grande do Sul indica predomínio de tempo firme na maior parte do Estado até o sábado (13). O cenário será marcado por grande amplitude térmica, com noites frias e tardes mais quentes.
Até sábado, não há expectativa de chuvas significativas. A estabilidade atmosférica será dominante em praticamente todas as regiões, com baixa umidade do ar e dias ensolarados. A partir do domingo (14), as temperaturas médias sobem consideravelmente, especialmente no Oeste do Estado.
No entanto, a instabilidade volta a ganhar força no início da próxima semana, com a formação de um sistema de baixa pressão próximo ao território gaúcho. Esse sistema deve provocar chuvas isoladas entre a segunda (15) e terça-feira (16), com volumes variando conforme a região.
A tendência é de que o tempo volte a ficar estável já na quarta-feira (17), com o deslocamento do sistema para fora do Estado.
Conforme a previsão, os acumulados de chuva devem oscilar entre 5 mm e 30 mm na maioria das localidades. No entanto, em municípios da Campanha, Fronteira Oeste, Região Central e Metropolitana, os volumes podem atingir até 50 mm. A única área onde não há expectativa de precipitação é o Extremo Sudeste gaúcho.