Está no ar o novo Sistema de Alerta Hidrológico do Guaíba, ferramenta que permitirá o monitoramento em tempo real do nível do rio em Porto Alegre e em mais de 30 pontos da região hidrográfica. O lançamento ocorreu ontem (25), junto do estudo sobre as áreas de risco no Rio Grande do Sul.
A plataforma fornecerá boletins de previsão de inundação, com base em modelos desenvolvidos pelo IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Os dados são enviados à Defesa Civil, além de ficarem disponíveis no site do SACE (Sistema de Alerta de Eventos Críticos).
O sistema é operado pelo SGB (Serviço Geológico do Brasil) e conta com recursos de R$ 2 milhões provenientes da ação emergencial após as enchentes de 2024. O objetivo é fortalecer a capacidade de resposta da Defesa Civil e dos órgãos públicos diante de riscos hidrológicos, como o transbordamento do Guaíba.
Com essa nova ferramenta, o RS passa a contar com quatro sistemas hidrológicos integrados: Guaíba, Taquari, Caí e Uruguai. Em todo o país, o SGB opera sistemas em 18 bacias hidrográficas.
O plano de trabalho da nova plataforma prevê entregas contínuas até 2026, incluindo melhoria nos modelos de previsão e integração com bancos de dados de emergências climáticas.