Lar Notícias do litoral Sistemas agroflorestais ganham destaque no Litoral Norte

Sistemas agroflorestais ganham destaque no Litoral Norte

por admin
0 comentários
sistemas-agroflorestais-ganham-destaque-no-litoral-norte

Sistemas agroflorestais ganharam destaque no Litoral Norte do RS com a realização do Seminário de Gestão Comunitária Territorial da Forqueta – Foco Agroflorestas, promovido nesta segunda-feira (7/4), no município de…

Sistemas agroflorestais ganharam destaque no Litoral Norte do RS com a realização do Seminário de Gestão Comunitária Territorial da Forqueta – Foco Agroflorestas, promovido nesta segunda-feira (7/4), no município de Maquiné.

A abertura do evento, que reuniu cerca de 50 participantes, contou com a mesa temática “Agroflorestas e Políticas Públicas”, da qual participou o pesquisador Rodrigo Favreto, representante do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa da Agricultura Familiar (Ceafa), ligado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

O Ceafa foi convidado a compor a mesa de abertura devido à sua experiência consolidada em sistemas agroflorestais (SAFs) e seu trabalho técnico com comunidades rurais no Vale da Forqueta.

A iniciativa integrou o projeto “Retomada Agroecológica – Fortalecendo SAFs em Rede no Vale da Forqueta”, realizado em parceria com a Associação de Moradores da Forqueta e apoiado pelo Fundo CASA Socioambiental, com foco em promover sustentabilidade, geração de renda, soberania alimentar, saúde mental e resiliência climática nas comunidades locais.

Durante o seminário, também foram apresentadas ações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com destaque para os projetos de certificação agroflorestal e de Recomposição Florestal Obrigatória.

A programação incluiu ainda exposições sobre experiências locais com SAFs, diálogos sobre seus desafios e oportunidades, e a oficina temática “Solos e Agroflorestas”, conduzida pela professora Fabiane Vezzani, da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Favreto destacou que o evento foi uma oportunidade essencial para apresentar os projetos em andamento do DDPA, além de fortalecer vínculos com a comunidade e abrir caminhos para novas parcerias envolvendo sistemas agroflorestais e a conservação de recursos genéticos nativos.

Ele reforça que iniciativas como essa são estratégicas para regiões impactadas por eventos extremos, como o município de Maquiné, que sofreu severamente com as enchentes de 2023 e 2024.

O município e a localidade da Forqueta vêm buscando formas sustentáveis de reerguer seus sistemas produtivos e promover inclusão social com base na agroecologia.

Segundo dados da Sema, aproximadamente 25% dos certificados agroflorestais emitidos no Rio Grande do Sul são destinados a propriedades situadas no Litoral Norte.

Sistemas agroflorestais

Sistemas agroflorestais ganham destaque no Litoral Norte

Atualmente, a região contabiliza mais de 70 sistemas agroflorestais certificados, reforçando sua importância no cenário da produção sustentável estadual.

O seminário reafirma a força da articulação entre comunidades tradicionais, agentes públicos e instituições de pesquisa na construção de soluções sustentáveis e colaborativas para o campo, posicionando o Litoral Norte como referência em agrofloresta e gestão territorial comunitária.

Comentários

Comentários

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.