Lar Geral“Som na Casa” estreia na CCMQ com celebração à discotecagem em vinil neste sábado (16)

“Som na Casa” estreia na CCMQ com celebração à discotecagem em vinil neste sábado (16)

por Agora RS
0 comentários
“som-na-casa”-estreia-na-ccmq-com-celebracao-a-discotecagem-em-vinil-neste-sabado-(16)

A CCMQ* (Casa de Cultura Mario Quintana) estreia neste sábado (16), às 17h, o “Som na Casa”, uma proposta de discotecagem com curadoria da DJ Garota Vinil. Com edições mensais, sempre aos sábados, o projeto ocupará o 4º andar da CCMQ, em frente ao palco Lory F., oferecendo ao público uma jornada sonora construída a partir do acervo da Discoteca Pública Natho Henn.

A iniciativa propõe incentivar a apreciação coletiva da música em formato analógico, com discotecagens baseadas em pesquisas no acervo da Discoteca Natho Henn. A organização divide cada edição em dois blocos. O primeiro com a DJ residente Garota Vinil e o segundo com convidados de diferentes áreas da cultura e da comunicação, cujos nomes serão divulgados ao longo dos próximos meses. Na sessão de estreia, excepcionalmente, a discotecagem será apenas da Garota Vinil.

Com 25 anos de trajetória, a Garota Vinil é pioneira no resgate da discotecagem com vinil na Capital. Destaca-se por seu repertório eclético, que une sucessos e raridades das décadas de 1960 a 1990. Para ela, a discotecagem vai além da performance musical, “é uma experiência poética de compartilhamento e memória”. 

Sobre o novo projeto, a artista destaca que “ter esse tipo de evento e de espaço aberto para a população é uma ótima oportunidade de tirar os discos das prateleiras, trazer os vinis para a discoteca e levar esse tipo de escuta tão especial para as pessoas”.

Discoteca Pública Natho Henn

Fundada em 14 de abril de 1955 pelo músico Nathalio Rodrigues Henn, a Discoteca Pública Natho Henn reúne um amplo acervo de discos, gravações em áudio e vídeo, livros e partituras. O objetivo é preservar, organizar e divulgar a produção musical nacional e internacional. 

Localizada no 4º andar da CCMQ, a instituição oferece atividades como audições, oficinas, cursos, exposições e apresentações, sendo aberta a pesquisadores, músicos e ao público em geral. Além disso, integra a Biblioteca Armando Albuquerque, especializada em música, a Sala Luis Cosme, salas de oficinas e um estúdio de gravação.

O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, conta com:

  • Patrocínio direto do Banrisul,
  • Patrocínio prata da Hyundai, Lojas Renner e Paraflu;
  • Apoio de Tintas Renner, Banco Topázio e iSend; e
  • Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Serviço

Projeto Som na Casa

  • Quando: Sábado (16/8), das 17h às 19h
  • Onde: 4º andar da CCMQ, em frente ao palco Lory F. (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)

    Entrada gratuita

*Instituição da Sedac (Secretaria da Cultura)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.