Lar GeralSTF marca julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe a partir de 2 de setembro

STF marca julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe a partir de 2 de setembro

por Agencia Brasil
0 comentários
stf-marca-julgamento-de-bolsonaro-por-tentativa-de-golpe-a-partir-de-2-de-setembro

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), marcou para 2 de setembro o início do julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. Eles são réus por tentativa de golpe de Estado, conforme denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República).

A análise do caso começará às 9h, com sessões marcadas pela manhã e à tarde. No total, o julgamento terá oito sessões, sendo seis delas extraordinárias, ou seja, fora dos horários ordinários (comuns) da Primeira Turma. O cronograma foi divulgado nesta quinta-feira (15) pela secretaria do colegiado.

Além do dia 2, as demais sessões estão previstas para 3, 9, 10 e 12 de setembro. A ação penal 2668 é a mais avançada entre os processos relacionados ao plano golpista investigado pelas autoridades. Conforme a denúncia, os réus compõem o chamado “núcleo crucial”, formado pelos principais articuladores da tentativa de ruptura institucional.

O caso tramita sob sigilo parcial no STF. Entre os oito acusados estão militares da reserva, ex-ministros e ex-assessores do governo federal. A Procuradoria aponta que o grupo atuou de forma coordenada para tentar subverter o resultado das eleições de 2022, que deram a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.