Lar Notícias do litoralTemperatura negativa no Sul do Brasil persistirá por vários dias

Temperatura negativa no Sul do Brasil persistirá por vários dias

por 1
0 comentários
temperatura-negativa-no-sul-do-brasil-persistira-por-varios-dias

Temperatura negativa no Sul do Brasil seguirá sendo registrada por vários dias consecutivos, conforme alerta da MetSul Meteorologia.

Mesmo com a gradual perda de força da massa de ar frio que atinge a região, o padrão de noites geladas e madrugadas com marcas abaixo de zero permanece, principalmente nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Nesta quinta-feira, o frio intenso completou o quarto dia seguido com mínimas negativas, com destaque para Pinheiro Machado, que marcou -6,1 °C, seguido por Pedras Altas com -5,3 °C, Herval (-3,1°C), Hulha Negra (-2,9°C), Pontão (-2,3°C), Dom Pedrito (-2,2°C) e André da Rocha (-2,1°C).

Outros municípios também enfrentaram frio rigoroso: Getúlio Vargas (-1,7°C), Livramento (-1,6°C), Chuí (-1,4°C), Jaguarão (-1,3°C), Cerrito e Piratini (-1,2°C), Caçapava do Sul, Monte Alegre dos Campos, Carazinho e Vacaria (-0,7°C), Almirante Tamandaré (-0,6°C), Bagé (-0,4°C), Barra do Quaraí (-0,3°C), Quaraí e Pedro Osório (-0,2°C).

Em Santa Catarina, os dados das estações meteorológicas da Epagri/Ciram e prefeituras revelam que Painel teve a mínima mais baixa do dia com -6,9ºC. Urupema registrou -5,0ºC, Urubici -3,9ºC, Bocaina do Sul -3,1ºC, São Joaquim -2,4ºC, Bom Retiro -2,3ºC, Bom Jardim da Serra -2,2ºC, Otacílio Costa -1,8ºC, Palmeira -1,3ºC e Lages -0,8ºC.

Temperatura negativa no Sul do Brasil

Segundo a MetSul, a tendência é de manutenção do frio noturno nos próximos dias, embora sem os extremos vistos entre terça e quarta-feira.

Durante o dia, as temperaturas tendem a subir, proporcionando tardes mais amenas e até agradáveis, com máximas superando os 20ºC em diversas cidades.

Apesar do enfraquecimento da massa polar, a atmosfera segue muito seca, o que potencializa a perda de calor à noite.

Com céu limpo, vento calmo e baixa umidade, o resfriamento noturno é acentuado, sobretudo em baixadas, encostas e fundos de vale, locais onde o ar frio — mais denso — se acumula, formando uma espécie de “poça térmica”.

Esse fenômeno é responsável por inversões térmicas, com formação frequente de nevoeiro denso ao amanhecer, especialmente no Sul e Sudeste do país.

Entre os locais mais propensos a registrar as menores mínimas nos próximos dias estão:

📍 No Rio Grande do Sul: Serra do Sudeste (Pinheiro Machado, Pedras Altas), Alto da Serra do Botucaraí (Soledade), Campos de Cima da Serra (São José dos Ausentes);

📍 Em Santa Catarina: baixadas do Planalto Sul (São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra).

Essas regiões poderão manter temperaturas negativas até o meio da próxima semana, estendendo o período de frio prolongado de forma incomum para o inverno brasileiro recente.

O cenário reforça a importância de atenção para impactos na agricultura, na saúde da população e no consumo energético.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.