A sexta-feira (22) será marcada por tempo severo no Rio Grande do Sul, indica a previsão. Há risco de temporais, chuva volumosa, granizo e ventos intensos.
Durante o dia, o ingresso de ar quente e úmido vindo do centro do Brasil vai provocar rápida elevação das temperaturas. Mas, ainda pela manhã, uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, avança do Uruguai, trazendo fortes áreas de instabilidade.
De acordo com os modelos meteorológicos, a Campanha e o Sul do RS são as regiões com maior risco. As chuvas podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, o que pode causar alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Em todo o Estado, há risco de queda de granizo e rajadas de vento acima de 90 km/h.
Por causa dos riscos, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta laranja, de tempestade, para as regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Central, Sul do RS, além de parte da Costa Doce e Litoral Médio. A advertência entra em vigor a partir das 22h desta quinta-feira e se estende até as 23h59 de sexta.
Nas outras regiões do Rio Grande do Sul, o risco de temporais ocorre a partir da meia-noite de sexta-feira, conforme um alerta amarelo emitido pelo INMET. As áreas de risco são região metropolitana, região dos Vales, Litoral Norte, Serra gaúcha, além das regiões Norte e Noroeste.
Instabilidade continua no fim de semana
A tendência é que o tempo instável persista no sábado (23) e domingo (24), com possibilidade de novos episódios de chuva forte e temporais.
No sábado, a instabilidade continua no Rio Grande do Sul. A frente fria continua provocando acumulados elevados de chuva. As precipitações podem variar entre 50 a 70 milímetros.
No domingo, o sistema se desloca lentamente e a instabilidade avança para Santa Catarina e Paraná, mantendo o alerta para temporais, fortes rajadas de vento e acumulados significativos de chuva.