Lar Notícias do litoral Tilápia-do-nilo invade o mar do RS após enchentes de 2024

Tilápia-do-nilo invade o mar do RS após enchentes de 2024

por admin
0 comentários
tilapia-do-nilo-invade-o-mar-do-rs-apos-enchentes-de-2024

Tilápia-do-nilo foi registrada pela primeira vez em ambiente marinho no litoral do Rio Grande do Sul, após as enchentes devastadoras que atingiram o estado em maio de 2024. A descoberta,…

Tilápia-do-nilo foi registrada pela primeira vez em ambiente marinho no litoral do Rio Grande do Sul, após as enchentes devastadoras que atingiram o estado em maio de 2024.

A descoberta, feita por pesquisadores do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos) da UFRGS – Campus Litoral Norte, foi publicada recentemente na revista científica Aquatic Ecology, da prestigiada editora Springer Nature.

O artigo, intitulado “Tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) em ambientes salobros e marinhos do Estado do Rio Grande do Sul: impacto da tragédia das enchentes de 2024 no Sul do Brasil” (tradução livre), revela um marco inédito: 188 espécimes da espécie exótica foram encontradas na orla do litoral Norte do Estado, durante monitoramentos sistemáticos conduzidos pelo Ceclimar desde 2012.

Segundo o biólogo Maurício Tavares, que liderou o estudo, o monitoramento é voltado à análise de ocorrência e encalhes de tetrápodes marinhos, animais aquáticos descendentes de peixes de nadadeiras lobadas.

Ele destaca que o aparecimento da tilápia-do-nilo ocorreu justamente após o transbordamento de um criadouro local, provocado pelas chuvas extremas.

A água da enchente carregou os peixes para a Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, que por sua vez deságua diretamente no oceano Atlântico.

Tilápia-do-nilo

Surpreendentemente, as tilápias conseguiram sobreviver cerca de uma semana em água salgada, demonstrando uma resiliência que levanta preocupações sobre a fuga de espécies exóticas para habitats naturais e costeiros.

A pesquisa alerta para a vulnerabilidade das estruturas de contenção dos criadouros comerciais, principalmente em contextos de eventos climáticos extremos que tendem a se repetir com maior frequência devido às mudanças climáticas.

Além de Tavares, participaram da pesquisa os cientistas Joaquim Neves da Silva Ribeiro e Cacinele Mariana da Rocha.

O grupo ressalta a necessidade urgente de aprimoramentos técnicos nas estruturas de contenção dos criadouros, com foco na prevenção do escape acidental de espécies invasoras, como a tilápia-do-nilo, que podem comprometer o equilíbrio ecológico de regiões inteiras.

A presença da tilápia-do-nilo no litoral gaúcho marca um evento sem precedentes e levanta um importante debate sobre a gestão dos sistemas aquícolas frente aos desastres ambientais.

A situação serve como alerta para todo o setor de aquicultura no Brasil, em especial nas regiões de risco, que enfrentam cada vez mais o impacto direto das mudanças climáticas e das enchentes associadas.

Comentários

Comentários

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.