Lar GeralTrensurb retoma circulação integral entre Mercado e Novo Hamburgo a partir do dia 30

Trensurb retoma circulação integral entre Mercado e Novo Hamburgo a partir do dia 30

por Leonardo Severo
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A Trensurb vai retomar a circulação integral dos trens entre as estações Mercado, em Porto Alegre, e Novo Hamburgo, a partir de 30 de agosto, data de abertura da Expointer 2025. O retorno do funcionamento em horário integral, das 5h às 23h, marca o fim da necessidade de transbordo para ônibus no trecho entre Mathias Velho e Mercado, implementado devido aos danos causados pela enchente de maio de 2024.

Desde janeiro, o transporte sobre trilhos vinha operando de forma limitada. A entrega das obras de reconstrução da via férrea ocorre de forma antecipada — a previsão inicial era o fim de setembro. O sistema agora volta a operar normalmente nas 22 estações ao longo dos 43,8 km de extensão, atendendo toda a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Obras emergenciais permitiram antecipação

Com investimento de R$ 58,8 milhões, os contratos para reconstrução incluíram a infraestrutura da via, pátio de trens e materiais de sustentação, como dormentes e brita. Conforme a Trensurb, houve substituição de 11 mil dormentes, utilizados 44 mil m³ de brita e aplicados 36 mil parafusos, calços e palmilhas para reforço da estrutura.

As intervenções abrangeram 20 km da linha. A partir do dia 30, os serviços remanescentes serão realizados apenas durante a madrugada, sem afetar os passageiros.

Usuários utilizaram 59 mil viagens de ônibus gratuitas

Durante a interrupção parcial, mais de 2,4 milhões de passageiros usaram o serviço gratuito de ônibus contratado pela Trensurb. A iniciativa garantiu acesso ininterrupto ao sistema de transporte. Ao todo, ocorreram mais de 59 mil viagens complementares.

Para o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, a compreensão dos usuários foi essencial. “Mais do que enfrentar problemas técnicos, atravessamos juntos um momento de adversidade que ficará marcado na história da empresa”, afirmou.

Modernizações

Além da via, o sistema de energia elétrica de tração está sendo atualizado por meio de contratos que somam R$ 84,2 milhões. As subestações de Fátima, Farrapos e São Luís, além de cabines de seccionamento, mas só ficam prontas em 2026. Um contrato emergencial de R$ 1,9 milhão garante o restabelecimento das funções operacionais mais urgentes.

A sinalização ferroviária também está em fase final de recuperação, com investimento de R$ 16,6 milhões. O trecho entre Farrapos e Mercado deve ser entregue até outubro. As demais áreas, de Novo Hamburgo a Canoas, já foram restabelecidas, conforme a Trensurb.

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