Lar GeralUFRGS recebe pianista Garazi Goñi no projeto Solo Piano

UFRGS recebe pianista Garazi Goñi no projeto Solo Piano

por Agora RS
0 comentários
ufrgs-recebe-pianista-garazi-goni-no-projeto-solo-piano

Na edição de agosto, o projeto Solo Piano recebe Garazi Goñi para seu recital de estreia em Porto Alegre. A apresentação acontece no dia 25 de agosto, às 12h30, no Espaço Figueira do Centro Cultural da UFRGS (Eng. Luiz Englert, 333), com entrada franca. 

Garazi Goñi é natural de São Sebastião, no País Basco, Espanha. Ela é graduada em Música pela Escola Superior de Música da Catalunha, mestra pelo Centro Superior Katarina Gurska, em Madri, e doutoranda em Práticas Interpretativas (piano) pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS.

Repertório

O programa de seu recital no projeto Solo Piano traz “Dança do índio branco”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), primeira peça brasileira interpretada pela musicista, ainda durante a graduação em Barcelona. “Minha professora tinha uma estreita relação com o pianista brasileiro Luiz de Moura Castro, e foram eles que me apresentaram essa música, sem que eu soubesse que, anos mais tarde, acabaria vindo estudar no Brasil”, conta Garazi.

Complementa o repertório a “Sonata op. 31 nº 3”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e três sonatas de Domenico Scarlatti (1685-1757): “Si menor, K. 27”; “Ré menor, K. 32”; e “Ré maior, K. 429”. “Scarlatti escreveu mais de 500 sonatas, originalmente para cravo, mas que soam maravilhosamente bem no piano moderno. É interessante observar como ele mistura o estilo italiano com influências ibéricas, como as do violão flamenco, fruto de sua vida na corte espanhola. É como se as sonatas dançassem entre a música de corte e a rua”, comenta. 

O projeto

O projeto Solo Piano é uma parceria entre o Centro Cultural da UFRGS e o Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes, com curadoria do professor Ney Fialkow. Consiste em recitais mensais, sempre na última segunda-feira do mês. A iniciativa tem apoio da Person Pianos e da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.

Sobre Garazi Goñi

Natural de São Sebastião, no País Basco, Espanha, é graduada em Música pela Escola Superior de Música da Catalunha, mestra pelo Centro Superior Katarina Gurska, em Madri, e doutoranda em Práticas Interpretativas (piano) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Sua trajetória profissional abrange atuações como solista, integrante de formações de música de câmara e pianista acompanhadora. Foi laureada em concursos como o Jovens Músicos do País Basco e o Concurso Internacional de Piano de San Sebastián e integrou a Orquestra Sinfônica de Bilbao e a Orquestra Sinfônica de Navarra.

Serviço

Solo Piano recebe Garazi Goñi

  • Dia 25 de agosto, segunda-feira, às 12h30
  • Centro Cultural da UFRGS – Espaço Figueira 
  • Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus centro (acesso pelo andar térreo)
  • Entrada franca

Programa

Domenico Scarlatti (1685-1757)

Três sonatas 

Si menor, K. 27

Ré menor, K. 32

Ré maior, K. 429

Ludwig van Beethoven (1770-1827)

Sonata op. 31 nº 3

I. Allegro

II. Scherzo. Allegretto vivace

III. Menuetto. Moderato e grazioso

IV. Presto con fuoco

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Dança do índio branco (do Ciclo Brasileiro)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.