Lar GeralVictorino propõe uso obrigatório do símbolo internacional de acessibilidade no RS

Victorino propõe uso obrigatório do símbolo internacional de acessibilidade no RS

por HELIEL G MESQUITA
0 comentários

Victorino propõe uso obrigatório do símbolo internacional de acessibilidade no RS

O Projeto de Lei nº 340/25, apresentado pelo deputado Gustavo Victorino (Republicanos) nesta quarta-feira (10), torna obrigatório o uso do Símbolo Internacional de Acessibilidade em todos os ambientes, públicos e privados, que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul, em substituição ao símbolo com a imagem de um cadeirante.
O Símbolo Internacional de Acessibilidade, criado em 2015 pela ONU, exibe uma figura humana estilizada com os braços abertos dentro de um círculo, representando a inclusão universal de pessoas com deficiência.
O parlamentar argumenta que o símbolo anterior, apesar de consagrado, revelou-se limitado ao concentrar-se exclusivamente na deficiência motora, deixando de contemplar a diversidade das deficiências sensoriais, intelectuais e mentais.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 14 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, representando aproximadamente 7,3% da população.
“A adoção do símbolo internacional de acessibilidade transmite uma mensagem mais ampla e inclusiva, contemplando as diferentes deficiências, o que não só contribui para a conscientização pública, a superação de estereótipos relacionados apenas às dificuldades motoras, mas enfatiza o movimento, o protagonismo e a autonomia das pessoas com deficiência”, afirma Victorino.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.