Lar GeralVoos internacionais quase triplicam após reabertura do Salgado Filho

Voos internacionais quase triplicam após reabertura do Salgado Filho

por Leonardo Severo
0 comentários
voos-internacionais-quase-triplicam-apos-reabertura-do-salgado-filho

O número de voos internacionais partindo do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, quase triplicou no primeiro semestre de 2025. De acordo com a Fraport Brasil, a capital gaúcha passou de 10 partidas semanais, em janeiro, para 27 em junho. A ampliação oferece novas opções de destino direto para países como Argentina, Chile, Peru, Portugal e Panamá.

A reativação da malha internacional acontece após a reabertura da pista do terminal, recuperada após os danos causados pela enchente histórica de 2024. Desde dezembro do ano passado, oito rotas foram retomadas ou inauguradas. A mudança beneficia diretamente os passageiros com mais comodidade, redução de escalas e economia de tempo nas viagens.

Entre os destinos atendidos estão Buenos Aires (Argentina), com voos operados por três companhias diferentes; Santiago (Chile), com dois operadores; e Lima (Peru), rota retomada pela Latam. Também há voos para Lisboa (Portugal), reativados pela TAP Air Portugal, e para a Cidade do Panamá (Panamá), oferecidos pela Copa Airlines.

Rota sazonais

Durante o inverno, os passageiros também contam com rotas sazonais para destinos turísticos, como Bariloche, Argentina, (via Azul) e Santiago (via Sky Airline). A estimativa da Fraport é alcançar até 33 decolagens internacionais por semana em julho.

A retomada das rotas internacionais também representa impacto positivo no turismo e na economia do Estado. A conectividade aérea favorece o setor de hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, além de ampliar as possibilidades para o turismo de negócios. Passageiros corporativos também ganham mais alternativas para deslocamentos com menos conexões.

Negociações e demanda explicam ampliação

Conforme a administração do aeroporto, o crescimento foi possível após negociações com companhias aéreas e demanda reprimida durante o período de suspensão de voos. As novas opções também ajudam a diversificar os canais de entrada de turistas internacionais no Rio Grande do Sul.

O aumento é reflexo também dos investimentos realizados pela Campanha Nacional do Turismo do Plano Rio Grande. Lançada em setembro de 2024, a Campanha Nacional do Turismo teve aporte de R$ 30 milhões em ações para aumentar o interesse dos viajantes e projetar o Estado como destino de experiências culturais, gastronômicas e naturais.

Além do cenário internacional, a aviação regional também passa por reformulações. Estão previstas parcerias público-privadas para os aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo. A meta é modernizar terminais e expandir rotas entre regiões do Estado, promovendo maior integração e acessibilidade aérea entre municípios gaúchos.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.